MEIAS DE COMPRESSÃO: Uso Adequado e Com Indicação

Tempo de leitura: 2 minutos

As meias de compressão são indicadas geralmente para gestantes e indivíduos com doença venosa crônica, principalmente para melhorar a circulação e prevenir ou atenuar o surgimento de varizes. Entretanto, é muito importante consultar um médico especialista antes de sair comprando qualquer meia, pois existem no mercado diversos tipos com os mais diferentes graus de compressão.

Para que servem as meias de compressão?

Antes de começar a explicar, é preciso entender o funcionamento da circulação. O coração bombeia sangue para os órgãos e para os membros, inclusive os inferiores, através das artérias. O sangue oxigenado vai para as pernas com a força da bomba cardíaca. Mas quando ele chega lá embaixo, é preciso voltar, ou seja, subir.

Existe, portanto, um dispositivo para fazer o sangue voltar contra a força da gravidade. Nós temos nas pernas veias com válvulas unidirecionais que fazem com que ele suba, de modo a completar o circuito do sangue pelo corpo.

Quando os músculos contraem, o sangue é injetado no sentido das válvulas, para cima. Quando o músculo fica relaxado, o sangue não volta.

Se por algum motivo essas válvulas estão deficientes ou as veias estão obstruídas, o sangue não consegue circular de volta para o coração. Uma parte do sangue congestiona as veias, o que pode causar varizes, inchaço e doença venosa crônica. É aí que as meias de compressão entram em ação. Ela irá fazer uma pressão homogênea nas pernas e, com isso, o sangue vai correr com mais velocidade de volta para o coração. Podemos associar as meias de compressão a uma bomba muscular.

Quem deve utilizar as meias de compressão?

O indivíduo que tenha histórico para varizes, doença venosa crônica, quem fica muito tempo de pé ou sentado. As gestantes também, pela alteração de volume sanguíneo dentro das veias.

Elas podem ser utilizadas para viagens de avião, também?

Sim. Nas viagens longas de avião, com mais de 8 horas de duração, o sangue circula mais lentamente, por isso os tornozelos ficam inchados. Além disso, as poltronas do avião ajudam a comprimir a veia principal de retorno da perna. Isso também vale para viagens de ônibus ou carro.

Qual a recomendação nesses casos?

Usar meias de compressão, hidratar-se muito bem e mexer pernas e braços regularmente. Mas antes de sair comprando as meias, é necessário pedir orientação a um angiologista.

Por que existem diferentes níveis de compressão?

Uma pessoa que teve vários casos de trombose na família e toma pílula anticoncepcional, mas no momento não apresenta nenhuma queixa ou sintoma, pode usar a meia somente para prevenir, com uma intensidade baixa. Uma gestante pode precisar de intensidade moderada. Já para um indivíduo que tem um edema (acúmulo anormal de líquido) pode ser recomendada uma compressão mais alta.

Fonte: https://coracaoalerta.com.br

Sobre Instituto da Trombose

O Blog “Sobre Trombose” é um canal interativo que visa esclarecer dúvidas sobre o que é a trombose suas consequências, sequelas e quaisquer outros esclarecimentos que forem pedidos a nossa equipe sobre trombose! Aguardamos seus comentários em nossos posts! E não deixe de curtir nossa página no Facebook para manter-se atualizado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *