A IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO

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A água tem papel vital na vida de qualquer ser vivo.

Muitos dizem que podemos sobreviver algum tempo sem comida, mas não sem água. Como nosso organismo é composto de 75% desse líquido, a maioria das reações químicas que ocorrem dependem dela para manter nosso corpo em equilíbrio.

No entanto, a maioria das pessoas, seja por falta de hábito ou de informações, não consome a quantidade diária ideal de água, o que pode levar a muitos problemas e doenças, uma vez que a hidratação é importantíssima para a manutenção de nosso organismo em diversos aspectos.

Importância da hidratação

A água desempenha papéis fundamentais em nosso corpo. Ela é responsável pelo controle da temperatura, pelo transporte de vitaminas e nutrientes entre as células, elimina toxinas, repõe energias, lubrifica mucosas e também age como solvente de sais e açúcares, sendo imprescindível para nosso metabolismo e suas interações.

O consumo adequado de água também é vital para nosso cérebro e suas funções cognitivas, uma vez que quando suamos muito ou estamos com déficit dela, nossos movimentos são mais limitados, nosso poder de reação é bem menor e o raciocínio também é afetado, aumentando nossas chances de erro e comprometendo a atenção e o foco nas tarefas.

Hidratação recomendada

Médicos e especialistas recomendam ingerir de 2 a 3 litros de água diariamente. Mas muitas pessoas negligenciam esse consumo, pois acreditam ser necessário hidratar-se apenas quando sentem sede.

Contudo, para chegar à quantidade recomendada, é impossível ingerir tudo de uma vez. O correto é tomar em pequenas quantidades, 200 ml – por hora, independente da sede.

Além disso, recomenda-se beber apenas água mineral ou filtrada. Sucos e vitaminas podem ser consideradas, mas não se deve usar somente deste método, uma vez que estão acompanhadas de açúcares, calorias e gorduras, prejudiciais ao organismo. Bebidas alcoólicas e refrigerantes, nem pensar!

Entretanto, cada pessoa tem necessidades e organismos diferentes e, por isso, devem consumir mais ou menos quantidades do que outras. Não há um valor ideal para cada um, apenas uma média mínima recomendada, desde que não haja nenhuma contraindicação para o consumo de líquidos.

Hiper-hidratação

Se por um lado o consumo inadequado é bastante prejudicial, a ingestão excessiva e sem necessidade também é. Isso ocorre quando tomamos mais água do que conseguimos eliminar.

Pode ser bastante perigoso, principalmente para aqueles com problemas circulatórios, renais, hepáticos e cardíacos, uma vez que o excesso de água no organismo afeta diretamente esses sistemas, quando não eliminada de maneira adequada.

FONTE: http://www.slim360.com.br

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