Hidratação: Relação fundamental entre a água e o corpo

Tempo de leitura: 2 minutos

Cerca de 60% da composição corporal humana é feita de água.

Em nossos músculos, esse índice sobe para 75%. Presente em todas as reações químicas que ocorrem em nosso organismo, ela dá forma e compõe a estrutura das células. Regula a temperatura corporal e auxilia no transporte de oxigênio e nutrientes. A hidratação é de extrema importância para todos os seres humanos, independente da faixa etária, sexo e biótipo físico.

Perigos da desidratação

A desidratação é classificada com a perda dinâmica de água pelo corpo. Diversos fatores podem contribuir para isso, como a intensidade e a duração dos exercícios físicos, o clima e até o tipo de roupa utilizada durante a prática. A perda excessiva de água faz com que o ritmo cardíaco aumente por conta da diminuição do volume sanguíneo.

Como fazer a hidratação corretamente

Quando suamos em excesso, além da perda de água, também perdemos eletrólitos, uma combinação de sódio e potássio, entre outros nutrientes. Dependendo do tipo e da intensidade dos exercícios, água pura pode não ser a forma ideal para repor as perdas ocorridas. Em casos de atividades superiores a uma hora de duração e, principalmente, corridas de longa distância e maratonas, prefira os isotônicos e bebidas esportivas. Esses produtos são ricos em calorias, vitaminas e sais minerais, essenciais para repor, sobretudo, os eletrólitos perdidos. A água de coco também é bastante recomendada neste caso.

Hidratação: Consumo ideal de água

O ideal de consumo de água diário é de cerca de 2,5 litros, sendo de 1,5l a 2l em forma de líquidos e o restante proveniente dos alimentos. Para atletas de alto rendimento, o recomendado é ingerir 1,5l para cada quilo perdido durante as atividades. Fique longe de refrigerantes, sucos ácidos (como de laranja ou limão), ou bebidas alcoólicas, pelo menos durante esse período. Além disso, para repor as reservas energéticas da melhor forma e proporcionar o aumento de glicogênio em nosso corpo, prefira suplementos com hidratos de carbono e sódio. Eles aceleram esse processo e repõem os eletrólitos do organismo. Essas são dicas essenciais para a prática saudável de exercícios físicos e melhora do desempenho.

Fonte: http://www.ciaathletica.com.br

Sobre Instituto da Trombose

O Blog “Sobre Trombose” é um canal interativo que visa esclarecer dúvidas sobre o que é a trombose suas consequências, sequelas e quaisquer outros esclarecimentos que forem pedidos a nossa equipe sobre trombose! Aguardamos seus comentários em nossos posts! E não deixe de curtir nossa página no Facebook para manter-se atualizado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *