Exercícios ajudam a tratar Trombose Venosa

Tempo de leitura: 2 minutos

Inchaço em uma das pernas associado a dor que não foi causada por pancadas, endurecimento da perna e vermelhidão. Estes são os principais sintomas da Trombose Venosa Profunda (TVP), geralmente é causada pela má circulação sanguínea.

Normalmente o “trombo” ocorre em uma das pernas, dificilmente nas duas. A trombose é um tipo de doença cardiovascular, a terceira mais comum do tipo, perdendo apenas para o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC).


De acordo com os médicos especialistas, os idosos, principalmente as mulheres, estão mais sujeitos a desenvolver a trombose venosa profunda.

Quem tem histórico da doença na família também deve estar atento. Porém, a trombose ainda pode surgir devido a outros fatores como, por exemplo, o sedentarismo.

A prevenção da Trombose Venosa Profunda pode ser feita através da realização de caminhadas regulares, os movimentos com os pés para as pessoas que precisam estar sentadas por muito tempo, e para os fumantes, a ordem é abandonar o cigarro.

Previna-se:

  • Faça caminhadas regularmente.
  • Nas situações em que necessite permanecer sentado por muito tempo, procure movimentar os pés como se estivesse pedalando uma máquina de costura.
  • Evite fumar.
  • Controle o peso.
  • Realize atividade física orientada.


Fonte:
* PORTAL EDUCAÇÃO -12/2012

 * Ft. Thaís Massetti 

Sobre Instituto da Trombose

O Blog “Sobre Trombose” é um canal interativo que visa esclarecer dúvidas sobre o que é a trombose suas consequências, sequelas e quaisquer outros esclarecimentos que forem pedidos a nossa equipe sobre trombose! Aguardamos seus comentários em nossos posts! E não deixe de curtir nossa página no Facebook para manter-se atualizado!

242 Comentários

  1. Claudete Vieira Marcelino

    Boa noite!
    Tive trombose três vezes, em 2008, 2012 e 2013, nesta última tive embolia. Estou em tratamento com Marevan. Desejo saber se posso fazer academia e que tipo de exercício.

    Atenciosamente,
    Claudete Marcelino

    Responder

  2. Olá estou diagnosticada de trombose venosa profunda a 2 meses, em tratamento com marevan. Ainda não realizei novo ecodoppler para controle. Queria saber se posso realizar algum tipo de atividade física, uma caminhada leve na esteira por exemplo.

    Att.

    Maciele Santos

    Responder

  3. Olá Claudete!
    A sua duvida é muito pertinente já que pessoas com histórico de TVP têm sim que realizar atividade física. O que aconselhamos é que inicie por caminhada, elas tem que ter periodicidade, frequência, e aumento do tempo de realização para você ter mais resistência física. Quanto a outros exercícios, você também pode fazer, mas sempre com acompanhamento de um educador físico que entenda de TVP.

    Boa sorte e bom treino!!

    Responder

  4. Olá,Macieli!
    Sim, você não só pode, como dever fazer alguma atividade, a caminhada é mais indicada, no entanto esta deve ser realizada de forma gradual, e com acompanhamento profissional. Mexa-se, isso vai te fazer bem.

    Abs!

    Responder
  5. Anônimo

    olá bom dia , tive trombose a 2 meses gostaria de saber se além de caminhar , posso tomor esse suco detox, essas farinhas

    Responder

  6. Olá,
    Atividade física sempre é recomendada a pessoas que tiveram TVP. No entanto, também sabemos que uma boa alimentação faz parte de qualquer processo de reabilitação. Toda e qualquer mudança na alimentação para mais natural e saudável é sempre bem vinda, mas quanto ao suco detox e farinhas, você deve buscar o aconselhamento dos profissionais de sua confiança tais como médicos e nutricionistas entre outros, para melhor lhe orientar sobre o consumo destes alimentos.
    Cuide-se!

    Responder
  7. Anônimo

    OLa Gostaria de saber se depois de ter trombose a 4meses ja posso passar por cirurgia plastica…meu medico cortou o marevan ja e estou super recuperada sera q ja posso fazer?

    Responder

  8. Olá!
    O tempo necessário para aguardar após uma trombose para a realização de uma cirurgia varia de pessoa para pessoa, portanto deixe esta decisão para o seu médico e confie na conduta dele.
    Cuide-se!

    Responder
  9. Anônimo

    Oi boa tarde, tive tvp apos o parto a sete meses tomo marevan ultimo eco dopler deu refluxo na veia o medico ja vai suspenser o marevan, fui ouutro medico ele disse ai contrario q vou tomar por mais tempo pois corre risco de outro trombo agora to na duvida o q me aconaelha ? Minha proxima consulta e segunda! Danielle

    Responder

  10. Olá, Danielle!
    É importante ressaltar que o ecodopler mostrou refluxo na sua veia, portanto houve a recanizalação. O risco de outro trombo existe, mas esta fase já foi debelada. Ouça a opinião do médico e siga a sua intuição e os sinais do seu corpo, que você não errará.
    Cuide-se!

    Responder
  11. Anônimo

    Ola obrigada! Meu medico pediu novo ecodopler e continuacao do marevan ate a proxima consulta, pediu pra trocar meias 20-30 por 30-40, pedi conta no meu trabalho pois nao consigo ficar por muito tempo sentada ainda doi muito minha perna ! Danielle

    Responder

  12. Olá,Danielle!
    Que pena que você teve que pedir as contas do seu trabalho. O importante é você não desanimar, pois a recuperação para cada paciente é diferente e a sua situação no momento não permite ficar muito tempo sentada.
    Mas no futuro acredite que seguindo as orientações médicas e sempre prestando atenção ao seu corpo, você terá uma evolução favorável.
    Cuide-se!

    Responder

  13. Olá, tive trombose a 1 mês e estou fazendo tratamento com Xarelto e continuarei a tomar por 6 meses. Estive internada com crise na coluna e durante este período apareceu a trombose na perna esquerda. No momento estou fazendo acupuntura para a coluna e tem surtido efeito. No dia 15/09 voltarei a trabalhar e queria saber se posso dirigir e que atividade física posso fazer. Agradecida, Euliene.

    Responder

  14. Olá Euliene,
    Que bom que você se deu bem com o xarelto e acupuntura está dando resultado. A princípio nada há contra você dirigir, mas observe bem o seu corpo e o que você sentir. A atividade física deve ser definida para cada caso especifico, consulte o seu médico para ele a orientá-la. Cuide-se.

    Responder

  15. Tenho 24 anos, tive trombose há 5 meses e ainda estou fazendo tratamento com anticoagulante. Descobri que tenho uma tendência genética a ter trombose, uma alteração no sangue. Minha dúvida é a seguinte: sei que depois do tratamento estar finalizado é super recomendado fazer atividades físicas (sem impacto), mas durante o tratamento devo também evitar a corrida e as aulas localizadas?

    muito obrigada!

    Responder

  16. Olá, Lu!
    É sabido que ninguém quer ficar parado se quer fazer atividade física a qualquer custo, no entanto no período em que você está se tratando o repouso é indicado, mas não totalmente. Procure profissionais especializados como um fisioterapeuta e/ou educador físico para eles avaliarem o que é melhor no seu caso.
    Cuide-se.

    Responder
  17. Mariane

    Olá. Tenho 21 anos, trabalho sentada o dia todo mas fazia academia a 2 anos, infelizmente a 1 mês tive trombose, e até agora não me conformo com os motivos. Estou sendo tratada com Marevan, mas devido a muitos comentários, estou com muito medo de não melhorar ou ficar com sequelas. Não me indicaram meias elasticas, estou a 20 dias em casa com a perna erguida, e se colocar no chão não sinto dores, mas ela fica bem escura! Poderia me dizer se esses sintomas são normais?, na minha cidade não há especialistas. Eu gosto mt de atividades físicas, será que vou poder voltar a me exercitar em breve sem voltar a ter trombose? ou sindrome pós flebitica? Seria adequado eu procurar outros métodos de tratamento? Obrigada

    Responder

  18. Olá, Mariane!
    Entendemos o susto que você levou, mas ficar muito tempo sentada pode em algumas pessoas causar sim a trombose, é mais comum do que você imagina. O profissional que prescreveu o marevan a você conhece o seu caso e somente ele pode libera-la para a atividade física. Quando ele a liberar procure um fisioterapeuta/educador físico para que você seja orientada sobre qual atividade física e como ela deverá ser feita. Tenha paciência com a recuperação, que você não se arrependerá.
    Cuide-se.

    Responder
  19. Andrezza

    Olá bom dia. Tive uma tvp a 1ano meu médico disse que podia fazer atividades físicas,estou fazendo aeróbica só que estou sentindo minha perna doendo e queimando. Isso é normal?

    Responder

  20. Olá Andrezza,
    Antes de qualquer coisa é importante você retornar ao médico e falar sobre o que está sentindo. Quando ele a liberar para a atividade física, você deve procurar um fisioterapeuta/educador físico para que ele a oriente como e quais atividades está liberada para realizar.
    Cuide-se.

    Responder
  21. Anônimo

    Ola boa noite no novo dopler q fiz deu refluxo a direita e o medico suspendeu marevam, quase nao sinto dores so penas pesadas e mandou sempre usar meias ate a coxa e dormir com as pernas bem altas! Pra ser cinsera nao estou bem confiante em deixar o marevam agora nao o q acham?? Danielle obg

    Responder
  22. Anônimo

    Ola tive tbm a tvp na veia femoral popliteia a dez meses, estou de marevam por quanto tempo vou tomar esse remedio? Marta

    Responder

  23. Olá Marta,
    É importante você seguir o tratamento dado pelo seu médico à risca. Somente ele pode determinar a hora que você irá parar de tomar o Marevan. É fundamental para o seu total restabelecimento que você siga as orientações médicas, tenha paciência que você será recompensada.
    Cuide-se.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  24. Olá tive trombose a 8 meses, depois do meu parto. Ainda estou em tratamento fazendo uso do Marevam, sendo que antes de engravidar eu fazia atividades físicas. gostaria de saber se posso já fazer musculação?
    Obrigado!

    Responder

  25. Olá Claytiane,
    A pratica de atividades físicas é sempre recomendável, mas ela deve ser acompanhada sempre de uma orientação dos profissionais da saúde. Portanto antes de fazer qualquer atividade física, seria recomendável você passar no medico que a segue para ele a liberar Depois disso o ideal é procurar um fisioterapeuta/educador físico para ele a orientar quais exercícios e como será esta pratica.
    Cuide-se.

    Responder
  26. Anônimo

    Olá, estou em tratamento de trombose há duas semanas com Xarelto. Posso fazer atividade físicas? Passei em dois médicos, e cada um tem uma opinião diferente… Por favor, me ajudem! Estou perdida!!

    Responder

  27. Olá,
    Entendemos a sua ansiedade para praticar exercícios físicos, mas você está em tratamento da trombose e este fato deve ser o mais importante agora. A prática de qualquer atividade física deverá ocorrer somente depois que o médico que deu o seu tratamento disser que você pode fazê-la.
    Cuide-se.

    Responder

  28. Olá
    sofri um acidente em nov de 2013, sofri uma lesão de corto contuso no peito do pé esquerdo inteiro, tive rejeição da pele e depois de seis meses passei no medico vascular e ele me diagnosticou com trombose da veia porta, comecei a tomar daflon 1000 e em abril de 2014 voltei a colocar o pé no chão, perdi 70 % da massa muscular da perna esquerda, porém agora um ano e dois meses depois e com 12 kg a mais não consigo mas caminhar mais que três quarteirões ou ficar muito tempo sem ter que elevar a perna, uso meia de média compressão, porém preciso voltar a fazer algum exercício já que fui esportista (jogadora de basquetebol) por mais de 8 anos e sinto muita falta, gostaria de saber qual tipo de exercícios poderia começar a fazer, se puderem me dar dicas agradeceria desde já.

    Responder

  29. Ola, meu nome é Carla … tive uma TVP nas duas pernas decorrente a um voo entre Brasil e China, apos apresentar caimbras fiz um ecodoppler e encontraram o trombo q ja tinha subido na altura da minha virilia … Fiz o tratamento com o Xarelto e apos 6 meses de tratamento refizemos o ecodoppler onde constatamos q o tratamento foi um sucesso e o trombo desapareceu … Apos um mes sem anti-coagulante comecei a sentir uma pressao muito forte na minha perna direita voltei no medico com medo q a minha trombose tivesse regressado … refizemos o ultrasson e os medicos podiam verificar que a funcao de retorno da minha veia estava comprometida … Nesse momento me diagnosticaram com Sindrome Pos Trombotica … a principio fiquei triste com o diagnostico porque nao foi nada agradavel saber sobre essa Sindrome, mas como sempre fui muito ativa … comecei a procurar opcoes para poder conviver de forma saudavel com essa doenca … Como sou amante de corrida, comecei a correr com mais frequencia, tbem adaptei travesseiros nos pes para dormir … Acabamos de comprar uma maquina pneumatica nos EUA – Normatec Recovery Boots que podem me auxiliar na funcao de retorno venoso … Do mais gostaria de saber se vc poderia me dar alguma outra dica para poder conviver melhor com essa sindrome ? Ja estou fora do Brasil a 11 anos e estou procurando por tips de possam realmente a me ajudar a conviver com essa presao … Desde ja lhe agradeço sua atençao e seu tempo … Carla

    Responder

  30. Olá Lucimeire,
    Cada corpo tem um tempo diferente de recuperação, somente o médico que a trata poderá definir quando você poderá praticar exercícios. Antes de exercitar você deverá consultar um educador físico/fisioterapeuta para definir quais e como serão feitos os exercícios . Como esportista acreditamos que você tenha a tenacidade necessária para vencer mais esta etapa.
    Cuide-se!

    Responder

  31. Olá Carla,

    Agradecemos o contato. É sempre importante procurar o seu médico de confiança quando tiver uma dor diferente. A atividade física é fundamental para a circulação, mas sempre deve ser acompanhada por um educador físico/fisioterapeuta para determinar como deve ser feita. Foi recomendado o uso de meias elásticas? Se não procure o seu médico. Há várias matérias interessantes no blog sobre o assunto, Achamos que você está no caminho certo, não desanime pois há sim como conviver com a sua condição com saúde e bem.

    Cuide-se.

    Responder
  32. Anônimo

    Boa noite Doutor(a),

    Em 2011 tinha 25 anos e havia feito uma cirurgia do joelho (ligamento cruzado), após 5 meses tive uma trombose no braço esquerdo, fui até o SUS de Paulínia e na época pediram para voltar no outro dia, pois não tinha médico para operar o aparelho, ou seja, fiquei 24 horas com o braço esquerdo inchado e dormente. Ainda lembro perfeitamente que citei para o médico a possibilidade de ser trombose….. Levei 10 agulhadas na barriga e fiz tratamento por 6 meses com marevan… tudo ficou normal depois, meu braço ficou um pouco mais inchado que o outro, confesso que até gostei…… Minha dúvida é o seguinte conversei com mais de 5 médicos e alguns optaram por não voltar para academia e outros não souberam informar nada.Percebo que quando pego algum peso ou fico algum tempo com o braço para cima, percebo que o braço fica inchado e as veias muito saltadas,…… Gostaria de uma opinião, pois desejo muito em voltar para a academia, porém não tive opinião de um profissional que apoiasse a ideia. Fica meu contato odairmerial@hotmail.com , agradeço pela atenção.http://institutodatrombose.blogspot.com/logout?d=http://www.blogger.com/logout-redirect.g?blogID%3D4992865795933032096%26postID%3D3698902377772832780

    Responder

  33. Boa noite Doutor(a),

    Em 2011 tinha 25 anos e havia feito uma cirurgia do joelho (ligamento cruzado), após 5 meses tive uma trombose no braço esquerdo, fui até o SUS de Paulínia e na época pediram para voltar no outro dia, pois não tinha médico para operar o aparelho, ou seja, fiquei 24 horas com o braço esquerdo inchado e dormente. Ainda lembro perfeitamente que citei para o médico a possibilidade de ser trombose….. Levei 10 agulhadas na barriga e fiz tratamento por 6 meses com marevan… tudo ficou normal depois, meu braço ficou um pouco mais inchado que o outro, confesso que até gostei…… Minha dúvida é o seguinte conversei com mais de 5 médicos e alguns optaram por não voltar para academia e outros não souberam informar nada.Percebo que quando pego algum peso ou fico algum tempo com o braço para cima, percebo que o braço fica inchado e as veias muito saltadas,…… Gostaria de uma opinião, pois desejo muito em voltar para a academia, porém não tive opinião de um profissional que apoiasse a ideia. Fica meu contato odairmerial@hotmail.com , agradeço pela atenção.

    Responder

  34. ola bom dia!!! sou a ANA e tive tvp a dos anos, durante descobri minha gestaçao.o vascular me orientou a tomar a enoxaparina via oral…enfim ocorreu td bm. a dois meses faço minhas caminhadas diariamente, porem de alguns dias pra cà tenho sentido umas fisgadas na perna esquerda onde tive a tvp,e isso tem me preocupado, quando realizei meu ultimo dopler foi diagnosticado q n havia mais nada, eu estava curada. ma hoje com essas “caimbras “ estou um pouco preocupada com medo de poder voltar a ter tvp novamente . oq faço me ajudem por favor.. obg pela atençao!!!!

    Responder

  35. Olá Odair,
    Agradecemos o contato. Cabe esclarecer que, o Instituto não tem médicos. No entanto objetivo maior do Instituto é a informação e esclarecimento e isso daremos a você. É muito bom que você queira retomar a atividade física, mas sempre com cuidado pois você teve uma trombose no braço esquerdo e eventualmente há uma diminuição da força deste membro. O melhor é você consultar um educador físico/ fisioterapeuta que poderá orienta-lo quaisquer exercícios são próprios para você e com que frequência.
    Não desista.

    Responder

  36. Olá Ana,
    Você fez todos os procedimentos corretos para averiguar se há algo de errado. Para você se tranquilizar o ideal é retornar ao seu médico e relatar o que está ocorrendo com você. Aconselhamos a você não demorar muito a fazer isso, pois o tratamento mais eficaz para a trombose é a prevenção.
    Força!

    Responder

  37. Boa tarde. Tive trambose na perna direita em 2008 após uma ruptura muscular. Há 10 dias atrás fui diagnosticado com nova trambose na mesma persa sem tê-la machucado. Fiquei 6 dias em repouso e após fui liberado para trabalhar. Estou usando o Xaretto 15 mg 2 vezes ao dia. Gostaria de saber se posso fazer alguma caminhada além da que faço no escritório onde trabalho, que é pouca por sinal. Desde já agradeço. Valdo.

    Responder
  38. Anônimo

    Boa tarde.Tenho 40 anos. Em 2013 em razão de quadro de pacreatite aguda grave, passei por intervenção cirurgica com remoção de pseudo cisto de 13cm, perda de parte do pâncreas (calda) e desevolvimento de trombose da veia porta. A última cirurgia para remoção do cisto foi no dia 06/02/2014. Exame de avaliação realizado em novembro de 2014 apontou a existencia de pseudo cisto com 3,5cm e a trombose de veia porta, não apresentei daibetes. Exame de hemograma e taxas apresentou resultado bom, com pequena alteração para lipase e amilase. Há cerca de 1 mes estou fazendo atividade fisica em academia (exercicio em maquina e crossfit) com acompanhamento de personal. Gostaria de informaçoes sobre quais atividades fisicas devo evitar, principalmente por causa da trombose. A pratica de jiujitsu apenas para movimentação é desaconselhavel no caso de trombose da veia porta?
    TGDantas.
    Obrigado.

    Responder

  39. Olá Valdo,
    Em primeiro lugar é necessário saber se o seu médico o liberou para a pratica de atividade física de qualquer modalidade. Se for o caso, a caminhada de baixo impacto seria interessante para você. No entanto somente um educador físico/fisioterapeuta poderá definir qual e em que intensidade e frequência a atividade física que você poderá praticar com segurança.
    Parabéns pela recuperação.

    Responder

  40. Ola TGDantas,
    A sua atitude em praticar atividade física com acompanhamento é ideal. Acreditamos que qualquer atividade física que exija um esforço exagerado do seu corpo neste momento não seja recomendável. O jiujtsu é uma luta corporal de alto impacto que forçaria o seu corpo em demasia, portanto não seria recomendável. Pensamos que o seu personal está dando a você as atividades físicas compatíveis com a sua situação, acredite nele.
    Boa sorte!

    Responder

  41. Oi. Tive trombose no pós parto. Faz 4 meses. Fico receosa de pegar meu bebê durante muito tempo. Meu médico disse que não vê problema. Mas fico com medo de tudo.

    Responder

  42. Oi. Tive trombose no pós parto. Faz 4 meses. Fico receosa de pegar meu bebê durante muito tempo. Meu médico disse que não vê problema. Mas fico com medo de tudo.

    Responder

  43. Olá Roberta,
    Compreendemos a sua preocupação. No entanto, se você está fazendo o tratamento para trombose direito não há problema pegar no seu bebê, uma vez que você foi liberada pelo seu médico. Curta o seu bebe despreocupada.
    Cuide-se!

    Responder

  44. Oi, eu tive trombose venosa profunda no final de 94 e começo de 95 por conta do ajuste do marcomar, tive também embolia pulmonar.Em 2014 tive trombose venosa profunda, mas não embolia, na minha família há vários casos, mas o gem que é comum a elas eu não possuo e pesquisando alguns outros também não.Minha dúvida é, posso fazer drenagem linfática? Em todo lugar que pesquiso diz que se já tive trombose venosa profunda é contra indicado fazer drenagem linfática. Como sinto dor nas pernas meu médico me receitou Daflon 1000. mas quando li a bula diz que ele acelera a drenagem linfática, ai fiquei em dúvida. Fiz um eco dopller essa semana e não tenho trombose aguda, apenas sinais das que já tive.Procede a informação de quem teve trombose venosa profunda não poder fazer drenagem linfática?

    Responder

  45. Acho que não me expressei claramente no post acima, eu tive uma trombose venosa profunda, em 11/94 com embolia pulmonar e outra em 02/95 por conta do ajuste do Marcomar que teve que ser uma dose muito alta.

    Responder

  46. Olá Nadia,
    A drenagem linfática é importante sim para melhorar a circulação das pernas. No entanto ela só deve ser feita com a autorização do médico que segue cada paciente da TVP, pois somente ele pode avaliar se este paciente está apto para este procedimento. Se o/a paciente for autorizado/a deve procurar um/a fisioterapeuta para que ele/a possa administrar este procedimento com segurança.
    Cuide-se.

    Responder
  47. Anônimo

    Boa tarde pra quem esta em tratamento de trombose pode se usar sapalto de salto?

    Responder

  48. Olá Professor,
    A sua trombose é recente, portanto ainda requer cuidados. Somente o médico que o acompanha poderá definir quanto tempo você deverá ficar afastado para tratamento, pois cada pessoa tem um tempo diferente de recuperação.
    Cuide-se.
    Instituto da Trombose.

    Responder
  49. Anônimo

    Olá! Gostei muito das suas respostas em relação as perguntas de outros leitores,parabéns!!!
    Tive uma trombose há 2 anos, minha perna ficou enorme, já melhorei muito mas desde quando aconteceu eu não uso mais saias, nem shorts… Fiquei com sequela a perna maior que a outra. Faço atividade física. Depois de tanto tempo ainda tem chance de melhora? ou realmente vou ficar assim para sempre? Já fiz de tudo, perdi as esperanças…

    Responder

  50. Olá Anonimo,
    Obrigada pelo elogio, isso que nos estimula a continuar. Cada pessoa que teve TVP tem um tempo de recuperação próprio diferente dos outros, portanto sempre há chance de melhora sim. Não há como afirmar como sua perna ficará e você mesmo diz que houve uma mudança positiva então não desista de acreditar na sua recuperação. Muito importante o seu relato sobre praticar atividade física. Esta atividade sempre deve ser acompanhada por um fisioterapeuta/educador físico.
    Não perca as esperanças, parabéns por não desistir.

    Responder

  51. Ola. Tive tvp nas veias poplitea ,femoral e ilíaca .tive também embolia , ja fazem 2 anos e meio
    ainda sinto muita dor na perna , e dor torácica. Me sugeriram tentar terapia antalgica. Será que ajuda a melhorar essas sequelas?

    Responder

  52. Olá Barbara,
    A terapia antálgica é uma terapia anti dor. Tentar diminuir a dor e retornar a uma vida normal dentro das suas possibilidades será sempre válido. O importante é que o seu médico conhecendo o seu caso lhe indique uma terapia antálgica adequada a você, que também deverá ser acompanhada por um fisioterapeuta/educador físico.
    Não desista, persista sempre!

    Responder
  53. Anônimo

    Olá! Tive trombose venosa profunda há 2 meses, estou em processo seletivo para telefonista. Devo informar que ainda To em tratamento?? Pq perdi uma ótima oportunidade Qndo falei na entrevista. E há algum problema em trabalhar sentada 6 hras por dia??

    Responder
  54. Anônimo

    Olá meu nome é Leonardo e tenho 28 anos. Há 6 meses atrás tive TVP e uma semana depois evoluiu para TEP. Tomo marevan e sinto dores nas pernas e braços, essas dores ficam andando pelo corpo, da mesma forma q ela vem vai embora, e vendo muitos comentários d pessoas q toman marevan parece q essas dores são normais para quem toma esse medicamento. Hj descobrir q tem outro tipo d tratamento para a trombose e é mais eficiente do q essa d só tomar o anticoagulante e usar meias elásticas, é o tratamento Endovascular. Queria saber se vcs sabem mais sobre esse tipo d tratamento e se é viável no meu caso? Dizem q esse tratamento é claro mais caro e também as chances d voltar a ter trombose é bem baixa ao contrário d quem usa o marevan q as chances da trombose voltar são razoáveis.

    Responder

  55. Olá!! Entendemos a sua ansiedade para conseguir o emprego, mas no momento o importante é a sua recuperação da trombose. Trabalhar sentada durante 6 horas é complicado, pois esta posição não permite a circulação do sangue tão importante para quem está se recuperando da doença. O melhor é você se consultar com o médico que a está tratando e ver se há alguma contra indicação para este trabalho.
    Não desanime e se cuide!

    Responder
  56. Anônimo

    Oi… minha mãe de 93 anos está com a perna direita inchadinha e vermelha, mas só na parte de baixo. Não esta reclamando de dor não… o que quero saber e se tenho que levá-la urgente ao médico ou se posso esperar até de noite para levá-la, haja vista que está difícil de levá-la agora. A levarei de qualquer jeito se ela estiver correndo risco de embolia. Estou apavorada… Muito grata

    Responder

  57. Olá!!
    Importante agora é você manter a calma e tomar as devidas providências. Se sua mãe está com a perna inchada e vermelha é necessário uma avaliação imediata de um médico para afastar qualquer risco de problema circulatório, levando em conta também a idade avançada.

    Aconselhamos que a leve o quanto antes para o hospital!
    Não se desespere, tudo irá dar certo.

    Responder
  58. Anônimo

    Boa noite,meu nome é Anamaria, tenho 57 anos e tive trombose venosa profunda, ha exatos um mes, quando fiz uma cirurgia de visicula, e o medico pediu repouso e dai fiquei nesse repouso absoluto, nao fiz caminhada e so deitada e ou sentada, e um dia acordo com a perna doendo e vermelha, a panturrilha dura e diz compressas de gelo e no dia da consulta de volta ao medico ele encaminhou a um angiologista e fizemos os exames, no mesmo dia ja passou me os medicamentos que são: Xerelto 15mg,Daflon 500 mg, e devo voltar ao medico dia 22/07/15, as conseguencias foram: sedentarismo, obesidade (80kg ,1.60alt), hormonal, pois tomei por 10 anos o Suprema,a minha maior duvida é:a trombose pode voltar depois desse tramento de 6 meses a um ano?? tenho ferias em novembro na praia, poderei ir a viagem deve durar umas 2 hs e meia de voo, poderei fazer caminhada na praia,?? e posso tomar sol??enfim que recomendações voce podem me orientar,estou muito anciosa e com medo de viajar e tudo voltar e ou seja a trombose voltar , devo ficar uns 15 dias nas ferias.. obrigada por darem inflrmaçoes tao precisas como as anteriores, adorei ter encontrado esse site, e aguardo uma resposta se possivel antes do dia 22 de julho. Att,Anamaria

    Responder

  59. Olá Anamaria,
    Obrigada pelo elogio. O paciente que sofre uma trombose tem a possibilidade sim de ter outro episodio, no entanto com os devidos cuidados como os que você tomou procurando um médico especializado e mais importante: seguindo as recomendações dele, este acontecimento pode demorar a ocorrer ou não ocorrer de todo. Nada impede que você viaje de avião, desde que tome alguns cuidados. Aqui no nosso blog há várias orientações de como se preparar viagens de avião e de outros meios de transporte. Curta as suas merecidas férias.
    Cuide-se e boa sorte.

    Responder
  60. Anônimo

    Bom dia!! meu muito obrigada por responderem tao prontamente, isso me deixou bem feliz, e mais ainda que consegui uma consulta com meu medico ontem dia 14-07, e reforçou os medicamentos, repouso, caminhadas de 15 mim por entao, e disse me que poderei mesmo ter a minha viagem ate novembro se fizer tudo bem e certo, estou feliz e isso animou me muito.Agradeço a voces e estarei aqui seguindo os sempre . A toda equipe meu abraço fraterno.Att, Anamaria

    Responder
  61. Anônimo

    bom dia!!! Meu nome e José, fiz uma retirada de um menigeoma cerebral em junho de 2012 e ocasionou a trombose nas duas pernas; devido não poder tomar anticoagulante me colocaram um filtro de veia cava, o medico pediu para fazer muito exercicio porque no ultimo dopller que fiz deu constatou que continuo com a tromboseem 2014 e com cicatrização cronica, devido a isso faço caminhada 4 vezes por semana andando 7kilometro e 800 metros em 1hora e 5 minitos, gostaria de saber se devido a esses exercicios tem possibilidade de ter outra trombose.

    Responder
  62. Anônimo

    Gostaria de complementar, e que no dia 19/07 cair e machuquei o joelho, não estou usando a meia de compressão nessa perna, devido o machucado, devido a isso gostaria de saber se corro o risco de ter trombose nessa perna. Obrigado ate o momento

    Responder

  63. Olá José,

    É provável sim que quem já teve uma trombose poderá ter outra. Mas achamos que no seu caso, você está tomando todos os cuidados possíveis para evitar um novo episódio. No entanto é importante sempre seguir as recomendações médicas e respeitar os seus limites.

    Ter tido a trombose ou ter a possibilidade de ter outra não impede a atividade física. Ela somente deverá ser monitorada com cuidado e auxilio de um educador físico, que irá estabelecer qual o seu limite.

    Cuide-se e não desista da atividade física que gosta.

    Responder

  64. Olá Jose,
    Acreditamos que pela queda você não terá trombose na perna, no entanto quem teve trombose sempre corre o risco de ter um novo episódio. A meia elástica é importante, porque permite o retorno venoso nas pernas tão essencial para o paciente portador de trombose. Nos parece que você é uma pessoa cuidadosa e antenada com o seu corpo, portanto recomendamos que você retorne ao seu médico veja se ele acha necessário a interrupção do uso da meia elástica ou não.
    Cuide-se e boa sorte.

    Responder
  65. Anônimo

    Boa noite,fiquei 39dias para descobrir trombose profunda e na ainda na safena estou em tratamento com xarelto a quase 20dias e a daflon a 5 dias. Gostaria de saber se sem um período mínimo de tempo para que eu fique sem atividades físicas e com o uso da meia.

    Responder

  66. Olá,
    Sua trombose é recente e você está em tratamento, portanto em curto prazo seria recomendável não praticar nenhuma atividade física. Qualquer atividade física só poderá ser praticada, quando o seu médico liberar este esforço físico que deve ser acompanhado também por um educador físico. O uso continuo da meia elástica é importante, pois melhora a circulação das pernas e diminui a sensação de peso nelas.
    Boa recuperação.
    Instituto da Trombose.

    Responder
  67. Anônimo

    Olá, tenho 18 anos e fui diagnosticada c trombose depois de uma sessão de esclaroterapia, na pena esquerda, a 5 meses estou fazendo tratamento com xarelto, agora de 20mg. Ainda estou sentindo minha perna inchada, sinto uma sensação de peso, e conforme caminho incha mais ainda. Queria saber se depois do tratamento existe um tratamento para eliminar, ou até diminuir o incômodo do inchaço? Desde já, obrigada.

    Responder

  68. Boa noite! Fui diagnosticada com tvp a 15 dias,tomo xarelto e daflon.Sou Professora e o médico disse que posso retornar ao trabalho, mas estou preocupada.Que devo fazer,,?

    Responder

  69. Olá!
    A sua trombose é recente e você ainda está em tratamento, portanto a sensação de peso e inchaço ainda irá perdurar por um tempo. Não há como eliminar o inchaço, pois ele vem da má circulação em sua perna. No entanto, seria interessante perguntar ao seu médico sobre o uso de meias elásticas. Elas irão ajudar a melhorar a circulação das pernas e diminuir o peso.
    Cuide-se.

    Responder

  70. Olá Dany,
    Preocupar-se é importante e um sinal que você está se cuidando. Sua trombose é recente e se o seu trabalho exige que você fique muito tempo de pé, não seria recomendável voltar a trabalhar. Aconselhamos a você que retorne ao seu médico e exponha os seus temores e ele que, conhecendo o seu caso, saberá dizer o que é melhor para você.
    Rápida recuperação.

    Responder

  71. Olá!
    A trombose tem tratamento e não cura. Seguindo as orientações médicas é possível ter qualidade de vida. O importante agora é curtir o seu bebê e se cuidar.
    Boa sorte!

    Responder
  72. Anônimo

    Ola!
    Minha mãe teve embolia na perna direita, ela fez cirurgia e ficou com algumas sequelas, o pé dela é dormente e não tem firmeza na perna. o que ela deve fazer para acabar com a dormência do pé? pois ela só anda com andador por ter dificuldade de andar.

    Responder
  73. Anônimo

    Olá,
    Meu nome é Marcelo, tive trombose no sigmóide esquerdo(cérebro) e um ano depois tive TVP na perna direita, isso fazem dez anos o médico não descobriu a causa das trombos, e me mantém no marevan 7,5 e disse que vou ter que usar a meia 30-40 o resto da vida, é um profissional de referência no estado do Paraná, devo procurar um outro médico?

    Responder

  74. Olá,
    Infelizmente não há como acabar com a dormência no pé, como você falou sua mãe teve algumas sequelas após a embolia na perna e uma delas pode ser a dormência no pé. Seria interessante consultar o médico que a segue se é possível ela fazer uma fisioterapia para melhorar essa condição.
    Estimamos a melhora de sua mãe!
    Instituto da Trombose.

    Responder

  75. Olá. Adquiri uma trombose há 6 meses e ainda estou sendo tratada com xarelto e daflon. Voltei ao médico e fiz novos exames. Infelizmente não recanalizou e o médico disse que depois de 6 meses se não recanalizou não recanaliza mais. E agora, vou ter que viver eternamente com essa veia entupida usar meias e continuar tomando os medicamentos?? Faço natação, pois o médico me disse que não posso fazer exercício nenhum de impacto. Me explique essa questão da recanalização por favor!! Grata.

    Responder

  76. Olá Emonildo,
    Você poderá fazer academia se o seu médico tiver autorizado você a fazer atividade física. A atividade física é importante para a melhora da circulação. Seria importante você se consultar com um educador físico para ele definir quais exercícios você deve praticar na academia.
    Exercite-se com cuidados.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  77. Olá Yvana,
    A recanalização do trombo ocorre quando o mesmo é absorvido pelo corpo. Você terá que conviver com a veia não recanilizada e usar meias elásticas e medicar-se sob orientação médicas a vida toda. No entanto, pelo seu relato você está se saindo muito bem, inclusive praticando uma atividade física de baixo impacto que é o que você terá que fazer. É importante seguir as orientações médicas e continuar tendo uma vida normal dentro das suas possibilidades.
    Cuide-se.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  78. Olá Marcelo,
    O tratamento preventivo da trombose é para o resto da vida sim. O que você tem que considerar é com este tratamento você terá qualidade de vida. Nos parece que, o profissional que o está tratando é capacitado, portanto não vemos necessidade no momento de procurar por outro médico.
    Boa sorte.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  79. Olá minha mãe teve trombose venosa na veia femural simples à 15 dias já esta em casa com Marevan e Daflon e o médico pediu meias elástica. Porém ela ainda tem muita dor e ardor qdo fica em pé na coxa, minha preocupação é será que isso é normal essa dor apesar de sentir qdo fica em pé muito tempo . Ela fala que qdo cai agua quente alivia e muito será normal. Estou enloquecendo de preocupação será que vcs podem me ajudar. Desde já obrigado.

    Responder

  80. Olá minha mãe teve trombose venosa na veia femural simples à 15 dias já esta em casa com Marevan e Daflon e o médico pediu meias elástica. Porém ela ainda tem muita dor e ardor qdo fica em pé na coxa, minha preocupação é será que isso é normal essa dor apesar de sentir qdo fica em pé muito tempo . Ela fala que qdo cai agua quente alivia e muito será normal. Estou enloquecendo de preocupação será que vcs podem me ajudar. Desde já obrigado.

    Responder
  81. Anônimo

    Olá, meu nome e Daniele tive TVP após o parto hoje já faz 1 ano e 1 mês. o médico falou que ia tirar minha medicação mais até hoje não consegui marcar minha ultima consulta. O que faço para evitar outra TVP?

    Responder

  82. Olá meu nome é Rômulo, tive minha segunda Tvp a 15 dias e estou deitado em casa em tratamento com o uso do xarelto. Sou educador físico, e portanto não estou aguentando mais ficar a toa, então decidi estudar um pouco mais sobre a doença e seus tratamentos, aí me surgiu uma dúvida. Porque eu não posso começar uma atividade física em casa para membros superiores? O aumento da frequência cardíaca e respiratória pode gerar um deslocamento dos trombos, ou depois que eu iniciei o tratamento eles estão estabilizados no local? Pois se eu puder malhar membros superiores o farei mantendo os membros inferiores elevados.
    Obrigado, Rômulo.

    Responder

  83. Olá meu nome é Rômulo, tive minha segunda Tvp a 15 dias e estou deitado em casa em tratamento com o uso do xarelto. Sou educador físico, e portanto não estou aguentando mais ficar a toa, então decidi estudar um pouco mais sobre a doença e seus tratamentos, aí me surgiu uma dúvida. Porque eu não posso começar uma atividade física em casa para membros superiores? O aumento da frequência cardíaca e respiratória pode gerar um deslocamento dos trombos, ou depois que eu iniciei o tratamento eles estão estabilizados no local? Pois se eu puder malhar membros superiores o farei mantendo os membros inferiores elevados.
    Obrigado, Rômulo.

    Responder
  84. Anônimo

    Quando a TVP é diretamente relacionado ao uso hormonal, e deixa-se de usá-lo, ainda assim incorre no risco de outra trombose?

    Responder

  85. Olá Rômulo,
    Todo o seu sistema circulatório está agora comprometido pela TVP. Não recomendamos nenhuma atividade física a você neste momento. Mesmo em tratamento, você corre risco que o trombo se movimente sim. Portanto qualquer prática de exercícios físicos agora só pode ser feita com a orientação de seu médico.
    Boa recuperação.

    Responder

  86. Olá Daniele,
    Em primeiro lugar você deve voltar ao seu médico para que ele a avalie e a oriente que atitudes tomar. Não há como evitar um episodio trombótico, mas preveni-lo. Fazendo exercícios físicos regularmente sob orientação de um educador físico, usando meias elásticas e seguindo sempre as orientações medicas. Com essas medidas você poderá ter uma vida saudável para curtir o seu bebe.
    Curta a vida.

    Responder
  87. Anônimo

    Olá,

    Tive uma trombose na perna esquerda com embolia pulmonar há 2 anos. Depois de seguir a indicação de tratamento dada pelo meu médico fui instruída a fazer hidroginástica, mas retornei às atividades de trabalho e ficou difícil a adequação ao horário da hidro. Será que poderia usar um simulador de caminhada (elíptico) sem ter problemas?

    Responder

  88. Olá! O risco da trombose pela ingestão de hormônio varia muito de pessoa para pessoa. Mesmo quando o uso é interrompido a substância continua a circular no corpo, portanto recomendamos a você a se observar atentamente e a qualquer sinal que você já conhece de trombose, procure imediatamente o seu médico.
    Cuide-se.

    Responder

  89. Oi, estava com fortes dores na panturrilha esquerda, após dez dias com dores fui diagnosticada em 09/10 com TVP. Estou tomando xarelto e fazendo repouso. Porém, meu atestado médico acaba dia 15/10 e ainda estou com dores e insegura para voltar as atividades. Sou professora e fico em pé muitas horas por dia. O que posso fazer?

    Responder

  90. Olá Anonima,
    O seu médico a orientou a praticar a hidroginástica, pois esta atividade é de baixo impacto e melhor suportada por quem tem problemas circulatórios. O simulador de caminhada elíptico é um aparelho que exige principalmente um impacto físico maior das pernas, que é o seu local mais frágil. Portanto qualquer mudança de atividade física deve ser feita com orientação medica e de um educador físico.
    Bom exercício.

    Responder

  91. Olá, meu nome é Julio e faço uso do Xarelto há quase seis meses, conforme orientação médica. Também uso a meia , porém, quando deixo de usar a meia, minha perna incha bastante. Ainda sinto um pouco de falta de ar em subir escadas ou morros, mesmo que leves. Apesar de não fazer atividades físicas, ando frequentemente no trabalho. O que estaria errado? Porque a perna depende tanto da meia? Esse inchaço tem cura?

    Responder

  92. Olá, meu nome é Julio e faço uso do Xarelto há quase seis meses, conforme orientação médica. Também uso a meia , porém, quando deixo de usar a meia, minha perna incha bastante. Ainda sinto um pouco de falta de ar em subir escadas ou morros, mesmo que leves. Apesar de não fazer atividades físicas, ando frequentemente no trabalho. O que estaria errado? Porque a perna depende tanto da meia? Esse inchaço tem cura?

    Responder

  93. Olá Fabiana,
    Sua trombose é recente e é comum ainda sentir dores. Sugerimos a você retornar ao seu médico e contar os seus sintomas, pois a sua atividade requer um esforço físico principalmente nas pernas e você ainda pelo que conta não se sente em condições de trabalho. Priorize a saúde e volte a trabalhar quando se sentir bem.
    Boa recuperação.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  94. Olá Julio,
    O inchaço não tem cura, mas melhora bastante com a meia elástica que ajuda a bombear o sangue que fica concentrado nas pernas que não tem um sistema circulatório eficiente para retornar no caso do paciente de trombose. Portanto, o uso de meias elásticas é fundamental. A prática de uma atividade física é importante para melhorar a capacidade do sistema cardio vascular. Recomendamos a você retornar ao seu médico e pedir a ele que o oriente na prática de uma atividade física adequada a você, mencione também a falta de ar. Seria interessante também consultar um educador físico para que ele o avalie e determine qual melhor exercício físico para você.
    Cuide-se.

    Responder

  95. Muito obrigada pela resposta da minha publicação anterior.
    Mais uma dúvida: Alguém do grupo sente falta de apetite por causa do uso do xarelto?
    Depois que comecei a tomar a medicação minha vontade de comer desaparece após duas garfadas 🙁

    Responder
  96. Anônimo

    Bom Dia

    Tive 2012 e ja alta embolia pulmunar, ando na hidribik será que estou a fazer bem

    Responder

  97. Boa noite fiz uma abdominoplastia e com 15 dias de operada senti minha panturrilha esquerda dolorida, fui ao hospital e depois de exames foi diagnosticado a trombose e também emboliar pulmonar, só que minha perna não inchou, não ficou vermelha, aparentemente nem a medica que me atendeu acreditava ser trombose, minha perna estava normal, faço uso de xarelto, sendo que meu medico disse que ainda não posso voltar a fazer musculação não por causa da trombose e sim por causa do medicamento, que por causa do medicamento posso bater com alguma parte fo corpo e criar hematomas, não entendi mt bem o q ele quis dizer

    Responder

  98. Olá Fabiana,
    Nos que agradecemos a sua contribuição. Desconhecemos este efeito colateral do xarelto, mas como é um medicamento novo tudo é possível. Portanto gostaríamos de saber também se mais alguém teve este sintoma.
    Cuide-se.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  99. Olá Carol,
    Como a sua parte circulatória do braço foi prejudicada pela trombose, não recomendamos que você faça luta, pois é um exercício de alta impacto para uma região já fragilizada. É louvável a sua iniciativa de fazer uma atividade física, mas aconselhamos que você procure um educador físico para orienta-la.
    Pratique exercícios físicos com cuidado.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  100. Olá Catita,
    O diagnóstico da sua trombose foi semelhante ao da fundadora do Instituto, portanto entendemos bem a sua situação. O que o seu médico quis dizer foi que como o anticoagulante afina o sangue, os vasos sanguíneos ficam suscetíveis a se romperem mais facilmente e formam um hematoma com qualquer batida, portanto foi para te preservar que ele fez esta recomendação.
    Pratique esportes com cuidado.
    Instituto da Trombose.

    Responder
  101. Anônimo

    oi fui diagnosticada com tvp a 15 dias minha perna esta muito inchada ainda esse inchacho demora para pasar faso uso de clexane des de ja muito obrigado

    Responder

  102. Boa noite, tenho 32 anos e fui diagnosticada com TEP há 19 dias, tomando meticortem para um pequeno derrame das artérias do pulmão direito e varfarina 5mg, sempre fazia academia há pelo menos uns 2 anos, mas acredito que meu trabalho tenha contribuindo muito para tudo isso, fico 8 horas sentada na frente de um computador, sei que minha rotina agora deve mudar completamente, levantando a cada uma hora mais ou menos, e a medicação continua conforme receitada…devo ficar mais uns 10 dias de repouso e volto as minhas tarefas na empresa, mas gostaria muito de saber se posso fazer alguma atividade física, difícil ter uma vida agitada e nada sedentária e mudar toda essa rotina…

    Responder
  103. Anônimo

    ola me chamo Camila tenho 27 anos tive TVP depois do parto a 20 dias minha perna esta muito inchada ainda esse inchaço demora para sara por favor me ajuda estou preucupada minha consulta e so daqui um mes ainda des de ja muito obrigado

    Responder

  104. Boa noite,tenho 34 anos e desde os 14 tenho varizes nas duas pernas mas o local que mais possuo são os pés(micro varizes) mas possuo também aquelas que agora me falha o nome,as que ficam parecendo como uma veia grossa,dilatada. A um ano e pouco eu tive uma TVP na perna direita,antes dela um pouco eu fiz uma flebite e erisipela nesse tempo tratei somente a flebite e a erisipela pois até então não sabia da TVP só fiquei sabendo depois que meu médico me deu o tratamento para os mesmos e solicitou uma ecodopler para obter um melhor diagnóstico do meu caso sendo ai que ele descobriu que eu tinha feito uma TVP e por pouco não fiz uma embolia. Hoje sigo o tratamento com Venalot (1cp pela manhã e outro a noite) e somalgin cardio (1 cp após o almoço) e também o uso das meias de compressão 30/40. Minha dúvida é sobre a maioria eu acho,sempre fui um cara de praticar atividades físicas como a musculação, esporte esse praticado desde os 16 anos.depois que descobri a TVP não treinei mais os membros inferiores com sobrecargas passei a treinar apenas da cintura pra cima com pesos graduados e sempre após os exercícios faço mais uns 40 minutos de caminhada na esteira e bicicleta e uso as meias de compressão para atividades físicas também. Minha dúvida em relação a essa doença é se qualquer forma que praticar a musculação eu vou estar piorando meu grau de insuficiência Venosa ou não? Só lembrando que eu sempre fui uma pessoa saudável,não fumante,não bebo, e sempre com peso dentro do normal. Obrigado

    Responder

  105. Olá Anônima,
    A sua trombose é recente e realmente você ainda terá alguns sintomas. A prática de exercícios físicos só poderá ser feita quando você tiver alta e com orientação do seu médico e também de educador físico/fisioterapeuta.
    Boa sorte.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  106. Olá Leo,
    A musculação é um exercício físico que exige bastante esforço de toda a parte circulatória venosa ou não, que no seu caso já está prejudicada, portanto seria recomendável a pratica de uma atividade física compatível com a sua situação atual. Lembramos que, qualquer atividade física deve ter orientação médica e também de um educador físico.O fato de você ser uma pessoa saudável, não fumante e com peso normal sem consumir bebida alcoólica, não exclui a possibilidade de problemas circulatórios uma vez que estes não sem desencadeados somente por seu estilo de de vida, mas também por outros fatores a serem investigados pelo seu médico.
    Pratique atividade física com cuidado.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  107. Olá Camila,
    A sua TEP é recente e o importante agora é você se recuperar completamente. Você deve sim praticar alguma atividade física, mas sempre com a orientação do seu médico e de um educador físico. No nosso site há matérias sobre o que fazer quando ficar sentada na frente do computador, nos acesse.
    Boa recuperação.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  108. Oi meu nome é Monique e tem 11 dias tive um episódio de trombose fiquei 7 dias internada tomando clexane e agora estou Tomando Marevan ainda estou em repouso mas quando ando sinto dor e fadiga. Isso é normal?! Repeti o doppler e não há sinal de recanalizaçao do vaso. Ainda estou correndo risco de ÉP?

    Responder
  109. Anônimo

    oi gostaria de saber se depois de ter a tvp a poucos dias posso ter relaçao sexual ,ja que isso mexe com a circulaçao sanguinea

    Responder

  110. Oi anonimo,
    Como a sua trombose ė recente e a relação sexual exige esforço físico, recomendamos cautela ao faze-la. O ideal seria você após consulta ao seu medico e respectiva alta dele para a pratica de atividades físicas, voltar a ter a relação.

    Cuide-se.

    Responder

  111. Oi Monique,

    Não é normal sentir dor e fadiga, mas ė esperado que isto acontece, pois a sua trombose é recente e você ainda está se recuperando. O importante agora é você se observar e se notar a piora de qualquer desses sintomas, procure ajuda médica. O risco de uma EP quando ocorre a TVP existe, mas nos parece que você é uma pessoa antenada com o seu corpo e irá tomar as providencias cabíveis, quando se fizer necessário.

    Fique alerta.

    Responder
  112. Anônimo

    ola meu nome e karina tenho 25 anos tive uma tvp a um mes faço o uso de marevan nao sinto mais dor so um pouco de inchaço gostaria de saber se posso faser caminhada

    Responder
  113. Anônimo

    Oi tive TVP a15 dias estou tomando daflon e Marevan e praticamente todo o tempo fico deitada em repouso . Gostaria de saber se isso é normal e depois de quanto tempo podemos retornar às atividades diárias e subir escadas pois onde moro preciso subir 2 lances. Obrigada.

    Responder
  114. Anônimo

    Tive trombose a 15 dias ainda não consegui atingir a faixa terapêutica do inr tomando Marevan mas o médico já disse que eu posso retornar às minhas atividades diárias estou um pouco receoso.

    Responder

  115. Boa tarde, meu nome é. Ricardo e fui diagnosticado com trombose há 4 dias. Estou fazendo uso do xarelto de 15mg 2x ao dia. Ainda sinto dores na parte interna da coxa. Gostaria de saber se tenho que ficar o dia todo com a perna pra cima, praticamente o dia todo deitado? É intediante. Ou se posso andar um pouco para alongar a perna, pisar normalmente no chão? Meu médico não me explicou muito e minha revisão é daqui a 25 dias ainda.

    Responder

  116. Boa noite, fui diagnosticado com tvp no dia 11/11/15 , estou tomando xarelto e de repouso em casa. Minha dúvida e : vou poder voltar pro jiujitsu depois do tratamento? Ou pra mim já não e permitido o esporte? Obrigado pela resposta.

    Responder
  117. Anônimo

    O Xarelto tem risco de hemorragia, além de apresentar toxicidade aos rins e outros riscos. Mas como o risco de TVP e uma embolia pulmonar levar a morte, seu uso é recomendável. Enquanto você fazer uso de xarelto, deve-se evitar a prática de exercícios de alto impacto. Eu pratico aikido e tomava xarelto 20mg 1xdia e minha hematologista perguntou se eu estava ficando louca… O xarelto não tem um antídoto para o caso de hemorragia não controlada, mas o risco/beneficio ainda é bom. Contudo, deve-se estar atendo a qualquer contusão ou sangramento…
    Veja: http://www.drugwatch.com/xarelto/lawsuit/

    Responder

  118. Olá!!
    A sua trombose é recente e portanto recomendamos cautela na pratica de atividades físicas, tais como subir e descer escadas. Quem irá determinar o tempo que você poderá retornar às atividades diárias e fazer exercícios físicos é o seu médico, conhecedor do seu caso.
    Boa recuperação.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  119. Olá, fui diagnosticada com tvp a 1 mês, fiquei internada 15 dias tomando heparina e varfarina, tive alta o médico me receitou 1 comprimido de varfarina uma vez ao dia , tenho que praticar caminhadas? E a minha dúvida principal é moro em condomínio e não tem elevador tem algum problema em subir e descer escadas? Obrigada por enquanto.

    Responder

  120. Olá, fui diagnosticada com tvp a 1 mês, fiquei internada 15 dias tomando heparina e varfarina, tive alta o médico me receitou 1 comprimido de varfarina uma vez ao dia , tenho que praticar caminhadas? E a minha dúvida principal é moro em condomínio e não tem elevador tem algum problema em subir e descer escadas? Obrigada por enquanto.

    Responder

  121. Olá Ricardo,
    Você pode colocar a perna para baixo, mas o repouso é necessário nesta fase do seu tratamento, pois a sua trombose é recente. Sabemos que é difícil ficar parado quando se é ativo, mas o paciente da trombose precisa ficar em repouso para se recuperar mais rápido. Você pode andar dentro de casa e pisar no chão, mas deve evitar qualquer atividade física neste momento. Siga sempre as orientações médicas para ter sucesso na sua recuperação.
    Cuide-se para ficar logo bom.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  122. Olá anônimo,
    Por enquanto não recomendamos qualquer atividade física , uma vez que você ainda está se recuperando da trombose e precisa ficar de repouso, seguindo ordens medicas. O jiujitsu é uma atividade física muito impactante e que exige muito do sistema cardio circulatório e deveria ser evitada por você após o termino do tratamento. O esporte é permitido a você desde que o seu médico libera a pratica dele. Também seria interessante ouvir a opinião de um educador físico, que possa orienta-lo qual o melhor esporte para você. No nosso site há vários artigos sobre o assunto.
    Boa recuperação.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  123. Olá Natalia,
    Como você teve a trombose recentemente, não aconselhamos subir e descer escadas, pois trata-se de um exercício físico que força muito a circulação das pernas, que no seu caso já está prejudicada. Seria interessante quando você tiver alta do seu médico, perguntar a ele se esta prática seria a ideal para você. Também recomendamos procurar um educador físico para ajuda-la a encontrar uma atividade física compatível a você.
    Cuide-se.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  124. Olá Natalia,
    Como você teve a trombose recentemente, não aconselhamos subir e descer escadas, pois trata-se de um exercício físico que força muito a circulação das pernas, que no seu caso já está prejudicada. Seria interessante quando você tiver alta do seu médico, perguntar a ele se esta prática seria a ideal para você. Também recomendamos procurar um educador físico para ajuda-la a encontrar uma atividade física compatível a você.
    Cuide-se.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  125. Boa tarde tive trombose venosa profunda na cavidade superior da perna direita!!Tive que colocar um filtro já faz 4 anos que coloquei só que ele está se deslocando para próximo do meio seio!Gostaria de saber se é possível retirar esse filtro.Meu médico informou que eu não posso fazer atividades pesadas,é verdade!

    Responder
  126. Anônimo

    ola tive tvp a 2 meses tomo marevam estava sem dor mais hj eu acordei com dor na perna e normal essa dor volta por favor me ajuda estou preucupad

    Responder

  127. Fiz uma cirurgia plastica e depois de 12 dias tive embolia pulmonar, vou tomar anticoagulante por 3 meses, quero saber se posso fazer drenagem linfatica por conta da minha plastica? Obrigada

    Responder

  128. Olá Virginia,
    Não recomendamos que você faça drenagem linfática, pois a sua embolia pulmonar foi recente e você ainda está se recuperando dela. A drenagem linfática só poderá ser feita quando o seu médico lhe der alta e achar que for necessário você faze-la. Esta atividade deve ser feita por um profissional qualificado com experiência na área.
    Boa recuperação.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  129. Olá!! Entendemos a sua preocupação e é importante você dar atenção a qualquer sintoma diferente. Não podemos dizer que esta dor seja normal para você, pois cada pessoa tem um tempo de recuperação diferente. O que sugerimos é que procure o seu médico o quanto antes para ele o tranquilizar quanto à normalidade ou não desta dor ou de qualquer outro sintoma que você observe.
    Se cuide sempre.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  130. Boa noite! Fui diagnosticado com TPV à 20 dias já, já estou em tratamento não sinto mais dores nenhuma, e usando a meia todos os dias como a recomendação do médico. Minha dúvida é em ter relação com outra pessoa, sem muito esforço, isso pode acarretar em um agravamento da doença, quais os ricos e recomendação q vc me surgerem devo ou não ter relação com outra pessoa? Desde já agradeço, Obrigado

    Responder

  131. Boa noite. Tive inchaços e dores na perna esquerda por mais de um mes e malhava. Descobri uma tvp a 40 dias e estou tratando desde então com marevan. Gostaria de saber se posso fazer atividades fisicas ligadas a musculação, como flexoes e abdominais. Também se posso voltar a malhar. Estou sob acompanhamento ambulatorial da taxa do inr. Ainda não voltei a um especialista desde que fui diagnosticado.

    Responder

  132. Olá Anderson
    Em primeiro lugar é muito importante você se consultar com um especialista, para avaliar o seu quadro atual. A sua trombose é recente e portanto todo o sistema cardio circulatório está fragilizado. No momento, não aconselhamos a prática de musculação e flexões abdominais. Você poderá voltar a malhar, quando o seu médico o liberar para praticar atividades física. É fundamental também o acompanhamento de um educador físico, para estudar qual modalidade de atividade física se encaixa na sua vida.
    Boa sorte.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  133. Olá Wilnder,
    Em primeiro lugar parabéns por estar se recuperando e seguindo as ordens médicas. Acreditamos que você esteja falando em ter uma relação sexual. A sua TVP é recente e o seu corpo ainda está debilitado e qualquer atividade física e a relação sexual pode ser incluída nesta modalidade, é um esforço físico a ser evitado. Sugerimos a você cautela neste momento e se possível aguardar até que o seu médico o libere para praticar qualquer tipo de atividade física.
    Boa sorte.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  134. Olá! Tive tvp no braço esquerdo diagnosticada há 8 dias, desde então estou tomando clexane 80MG duas vezes ao dia. Meu braço ainda está muito inchado e sinto dores. Quando esse inchaço deve diminuir? E o que eu posso fazer para ajudar o tratamento, algum exercício no braço? Ou repouso completo? Devo ficar com ele pra cima? Desde já agradeço, e parabéns pelo blog!

    Responder

  135. Olá.
    Dia 13/12/2015 acordei com fortes dores na perna esquerda.. Fui ao hospital e o médico diagnosticou uma TVP
    Fiquei internada durante 16 dias tomando clexane e marevan.. Durante esses dias fiquei em repouso absoluto. Tive alta dia 29/12 e continuo tomando marevan.
    Gostaria de saber se posso andar dentro de casa normalmente.
    Desde já, obrigada!

    Responder

  136. Por favor,eu tive uma tvp no membro inferior esquerdo a mais de 10 anos,o que acontece que na época eu estava morando na Amazonia.No dia que ocorreu a tvp,eu foi no pronto socorro,e o médico não descobriu a trombose e me mandou para casa.Só foi descubrir que era tvp 1 ano depois,e me disserão que já era tarde,e que a trombose tinha se tornado crônica.
    Hoje uso meia elastica.
    Oque eu gostaria de saber se existe cura para o meu caso?
    Gostaria de saber se existe algum tratamento ou cirurgia para desentopir a veia prejudicada?

    Responder
  137. Elaine

    Elaine
    Tive diagnóstico Tromboflebite de safena magna,desde 0,8 da crossa ate o tornozelo,assim como suas tributárias e varicosidades superficiais.
    Fui medicada com antcoagulante clexane + xarelto fiz o dopplerdo membro inferior esquerdo ,mas sinto mais dores no membro direito tem 25 dias que estou tomando xarelto e sinto ainda muita dor não sei oque fazer estou sendo medicada

    Responder

  138. Olá Juliany,
    Sua trombose é recente e você deve tomar certos cuidados. Andar pela casa sempre fazendo várias paradas é possível, nada de exageros.
    Boa recuperação.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  139. Olá Paulo,
    Sentimos muito que a sua trombose não foi diagnosticada a tempo. É importante você nunca deixar de usar a meia elástica. Não temos como saber se há cura específica para o seu caso, mas a todo tempo aparecem novas técnicas que mencionamos no nosso blog e histórias como a de Mirian Lohman de Medeiros .
    Boa sorte.

    Responder

  140. Olá Elaine,
    Você está medicada e isto é fundamental para a sua recuperação. Não entendemos se voce teve a trombose nos dois membros inferiores ou em um só. Se foi nos dois membros é possível que um deles fique mais sensível que o outro e você sinta mais dor nele. No entanto, recomendamos que você observe bem se há alguma piora do sintoma e procure o seu médico.
    Boa recuperação.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  141. Olá Alessandra,
    É muito importante após a trombose retomar a vida normal, como você fez. Não sabemos se é normal no seu caso haver pulsações na perna que teve a doença, mas achamos que não. Aconselhamos procurar o seu médico e ouvir a opinião dele.
    Boa sorte,
    Instituto da Trombose.

    Responder

  142. Eu tive duas tromboses profunda perna esquerda. A primeira em 1984deixou sequelas, mas a segunda em 2011 obrigou o uso anticoagulante p resto da vida e sou monitorada todo mês no HCPA.. Perna inchada pra valer e n posso ficar nem 10minutos sem meia elástica 40 pq perna estufa de vez e dói. O diagnóstico diz q foi danificada em toda extensão veia principal profunda, ou seja, sem cura e necessário atenção para evitar de novo.
    Hj estou aposentada por tempo serviço e estou tirando meu creci para continuar trabalhando, mas preciso comprar carro para profissão que exige essa qualificação E MINHA DUVIDA COM ESTE QUADRO SERÁ QUE POSSO DIRIGIR TODO DIA UM CARRO COMUM, POIS EXIGIRIA MUITO DA PERNA ESQUERDA OU PRWCISARIA UM AUTOMATICO.
    Agradeço desde já, mas infelizmente está doença deixa muitas dúvidas

    Responder
  143. Anônimo

    Boa noite. Em 11 de novembro fui diagnosticada com TVP. Estou com xarelto e Daflon. Faço uso da meia de alta compressão. Fiquei internada até o dia 1/12 em estado grave. Hj estou bem melhor. Queria saber se posso voltar a trabalhar na loja com meu marido e se posso usar tênis ou sapato fechado pois a sandália de dedo cansa demais minhas pernas. Tenho consulta só em fevereiro. Desde ja agradeço.

    Responder

  144. Olá!! Que bom que você já passou pelo pior. Se o trabalho na loja do seu marido implica em ficar muito tempo em pé ou sentada, recomendamos que você evite estas posições no presente momento. Aconselhamos que você use o que ficar mais confortável no seu pé: o tênis ou sapato.
    Boa recuperação.
    Instituto da Trombose.

    Responder
  145. Anônimo

    Boa tarde! Meu nome é Hahyma Vaasconcelos, tenho 40 anos e estou com TVP desde o dia 11 de novembro de 2015. Causada por uso excessivo de anticoncecional. Assisti uma entrevista num programa de saúde no qual não convem agora divulgar o nome, onde um dos melhores ginecologistas do RJ disse que a mulher pode interromper a menstruação pelo tempo que quiser. Fiz tal procedimento por 10 meses mais ou menos e chegou um momento em que o contraceptivo nenhum fazia mais efeito. Minha menstruação desceu com tudo e fui parar no hospital quase morrendo em estado gravíssimo. Minhas veias das pernas completamente comprometida e subindo já para a barriga e quase atingindo meus pulmões. Hj estou bem Graças a Deus que fez um milagre em minha vida e ao meu médico que é excelente! Faco tratamento com Xarelto e Daflon e uso a meia de alta compressao. Meu medico ja me liberou p fazer exercicios e Pilates. Minhas dúvidas são :
    *posso ir a Praia e me bronzear?
    *posso usar salto alto?
    *posso trabalhar na loja com meu marido?
    *posso trabalhar com cabelo? Faço curso na Embelleze e me formo em outubro. Ou acham melhor interromper o curso?
    *posso colocar e retirar a meia depois de colocada? Pois tenho vontade de tomar banho com esse calor.

    Preciso saber mais detalhes pois minha volta ao medico é só em fevereiro. Obrigada desde já. Abraços!

    Responder

  146. Sabrina 10/01/2016. Boa tarde!Tive trombose venosa na perna esquerda no final de agosto de 2015, e ainda estou fazendo tratamento com Marevan de 5ml. Fui diagnosticada fator V de leiden( heterozigose), meu médico não fornece muitas explicações sobre nada! Minha pergunta é: Que atividades posso fazer?
    Tem algum exercicio físico que eu possa fazer na academia?
    Algum alimento que possa ajudar meu trombo que foi da barriga até quase o joelho á recanalizar e meu sangue a ficar mais fino?
    Obrigada.

    Responder

  147. Olá Hahyma,
    Sentimos pelo ocorrido a você, mas você está se cuidando o que agora é muito importante. Não recomendamos o uso de salto alto porque forçaria a sua musculatura da perna já fragilizada. Você pode ir à praia, mas seria recomendável não ficar muito na mesma posição e não abusar em andar na areia fofa, pois força demais a circulação da perna fragilizada. O trabalho na área de cabeleireira implica em você ficar muito tempo de pé e não achamos recomendável no momento, pois você está em recuperação e ficar de pé vai forçar a circulação de sua perna já prejudicada. Sabemos que é difícil usar meia elástica no verão, mas esta é a época mais importante para usá-la, pois ocorre maior inchaço das pernas. Não é recomendável tirar a meia elástica durante o dia após coloca-la, pois o efeito terapêutico dela seria interrompido. Aqui no nosso blog você encontrará varias matérias sobre as suas perguntas.
    Boa recuperação.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  148. Olá Sabrina,
    Recomendamos em primeiro lugar a você procurar um educador físico para orienta-la sobre quais atividades físicas você pode praticar atualmente. Podemos adiantar que, as atividades indicadas seriam as de baixo impacto como a caminhada. Na academia somente pode ser praticado exercício físico sob orientação de um profissional. Aqui no nosso blog, há varias matérias sobre alimentos que ajudam na circulação sanguínea, nos acesse.
    Boa sorte,
    Instituto da Trombose.

    Responder

  149. Bom dia! sou diagnosticada com trombofilia fator V lader no heterozigoto. Em 1999 tive a primeira tvp o que encadear a frequência de trombos. nas gestações,todas foram interrompidas prematuramente devido os trombos. 2002.2004.2010,somente neste último que consegui exame mais complexo para diagnosticar tipo de trombose. Desde 1999 fui impedida de fazer exercícios. lutas, bicicleta e academias. certamente o peso aumentou 10k. atualmente não faço nenhum tipo de tratamento regular devido que mesmo com tratamento aparece trombos frequentes.
    me matriculei no circuito de praia. gostaria de saber se de fato eu posso fazer esse tipo de exercício e também se posso fazer academia com aeróbica e dança?

    Responder

  150. Boa tarde, tive TEP a um mês atrás, estou em tratamento com Xarelto, iniciei com o de 15 MG e a uma semana estou com o de 20 MG, depois que iniciei com o de 20 MG comecei a sentir novamente uma dorzinha de vez em quando, isto é normal? Por quanto tempo posso sentir esses sintomas, confesso que estou um pouco preocupada

    Responder

  151. Olá Tatiana,
    É fundamental você iniciar imediatamente um tratamento preventivo para trombose, sem orientação médica você não poderá praticar nenhum esporte, pois corre riscos de vida. Como você está muito tempo parada, precisa de um condicionamento físico antes de qualquer atividade física. Não recomendamos você praticar qualquer atividade na praia, na academia até consultar um médico que lhe inspire confiança e um educador físico para avaliar quais exercícios efetivamente você pode fazer.
    Cuide-se.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  152. O médico te receitou algum remédio como medida de prevenção? O médico que te proibiu de fazer atividades físicas?

    Responder

  153. Boa noite, tenho 25 anos e há um ano e oito meses atrás tive uma TVP extensa na perna esquerda, desde a veia ilíaca até a fibio-tibular que me deixou sequela. Principalmente a ilíaca e a femoral ficaram mais restritas e perderam um pouco da capacidade de retornar o sangue. Já sei que tenho uma pequena trombofilia e tomo um complexo de vitaminas como prevenção. Tomo também aspirina prevent devido a sequela (ambos receitados pelos médicos). E ainda uso a meia de compressão 7/8.
    Os médicos recomendaram realizar atividades físicas, exceto as de impacto, e para isso faço natação. Porém gostaria de saber se há restrição quanto aos exercícios de força. Encontrei na internet um estudo na Universidade da Paraíba concluindo que esses exercícios não interferem negativamente. Quem eu poderia procurar para tirar essas dúvidas? Obrigado.

    Link do estudo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922010000600003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

    Responder

  154. o medico angiologista estava fazendo testes com doses de marevan porem, não conseguia chegar numa dose certa com controle de tap, ptt. A questão é que o hematologista informa que preciso acompanhamento com agiologista e este por sua vez, informa o contrario. Com isso, não estou em tratamento com nenhumas das especialidades. Desde 1999, o medico me solicitou a interrupção dos exercícios físicos, o que foi mantido com os demais médicos que me acompanharam neste período. Em 1999, pesava 68k e hoje com 76k e tenho 1,70m. Para os médicos, preciso emagrecer, como com este diagnostico não posso fazer dietas pois já tenho a imunidade baixa devido a ausência de vitamina C, eu procurei exercícios físicos. Trabalho sentada e dirigindo a maior parte do dia estando sedentária. Indago, qual especialidade devo procurar para que eu volte com acompanhamento medico?

    Responder

  155. Olá Luciana,
    A sua trombose é recente e pode ocorrer alguma dor. Não há como responder por quanto tempo você sentirá dor, pois cada pessoa tem um tempo de recuperação diferente. No entanto se você notar uma piora nela procure imediatamente o seu médico, para ele poder avalia-la e a acalmar.
    Boa recuperação.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  156. o medico angiologista estava fazendo testes com doses de marevan porem, não conseguia chegar numa dose certa com controle de tap, ptt. A questão é que o hematologista informa que preciso acompanhamento com agiologista e este por sua vez, informa o contrario. Com isso, não estou em tratamento com nenhumas das especialidades. Desde 1999, o medico me solicitou a interrupção dos exercícios físicos, o que foi mantido com os demais médicos que me acompanharam neste período. Em 1999, pesava 68k e hoje com 76k e tenho 1,70m. Para os médicos, preciso emagrecer, como com este diagnostico não posso fazer dietas pois já tenho a imunidade baixa devido a ausência de vitamina C, eu procurei exercícios físicos. Trabalho sentada e dirigindo a maior parte do dia estando sedentária. Indago, qual especialidade devo procurar para que eu volte com acompanhamento medico?

    Responder

  157. Boa noite! Recebi o diagnostico de TEP dia 05/01/16 fiquei 6 dias internada e recebi alta assim q a frequencia cardiaca foi controlada. No hospital me davam Dipirona de 6 em 6h mas qndo sai a medica so receitou a continuaçao do Xarelto. Por conta propria comoprei a Dipirona de 1g e estou tomando de 6/6h. Fico super bem com uso desse analgesico, porem ja tentei tirar e sinto dor no lado do pulmao que foi mais afetado. Essas dores sao normais para quem teve TEP e está na fase inicial do tratamento? Pq elas acontecem? Os especialistas ja me liberaram pra dormir com a cabeça baixa, porem so me sinto confortavel com a cabeça elevada. Queria saber se isto tb pode acontecer inicialmente. Hoje tenho apenas 10 dias de tratamento. Fiz dopler e nao foi encontrado nenhum trombo nas minhas pernas. A causa ainda está sendo investigada, mas provavelmente é deficiencia genetica. Desde ja agradeço pelos esclarecimentos nesse momento de tantas duvidas e angustias. Andressa

    Responder

  158. Boa Tarde, estou com uma duvida, tive uma TVP já faz quase 5 meses, estou tomando 2 comprimidos de marevam por dia e mantendo com o TAP da coagulação entre 2,5 e 3,0, tenho uma viagem com amigos agora dia 04-02 para um cicloturismo de bicicleta, pensei em fazer pequenas distâncias por dia tipo 20Km por dia, será que ainda tem alguma chance de soltar o trombo com quase 5 meses de tratamento, quando estava bom eu fazia em torno de 150km por semana de bike. Gostaria muito de sua opinião sua a respeito. Meu médico falou que tem chance de soltar pedaços do trombo, porem li alguns artigos que nessa fase ele já esta cicatrizado o que você acha?

    Responder

  159. Olá Tatiana,
    Como você bem disse em 1999 os médicos acharam que você deveria interromper os exercícios físicos, para retornar a prática de exercícios físicos você deverá ter uma avaliação médica atual. No nosso blog há várias matérias sobre pessoas que ficam muito tempo sentadas, nos visite. Toda pessoa que teve TVP tem que ter um acompanhamento médico de preferência combinado de um vascular e de um hematologista além de um educador físico, portanto em primeiro lugar sugerimos o retorno a estes dois profissionais.
    Boa sorte,
    Instituto da Trombose.

    Responder

  160. Olá Tatiana,
    Como você bem disse em 1999 os médicos acharam que você deveria interromper os exercícios físicos, para retornar a prática de exercícios físicos você deverá ter uma avaliação médica atual. No nosso blog há várias matérias sobre pessoas que ficam muito tempo sentadas, nos visite. Toda pessoa que teve TVP tem que ter um acompanhamento médico de preferência combinado de um vascular e de um hematologista além de um educador físico, portanto em primeiro lugar sugerimos o retorno a estes dois profissionais.
    Boa sorte,
    Instituto da Trombose.

    Responder

  161. Olá Gustavo,
    A atividade física é fundamental para quem já teve TVP. No entanto, ela deve ser realizada com cuidado respeitando a fragilidade muscular e circulatória do membro atingido. Seria interessante você procurar um educador físico para orienta-lo, pois ele irá avaliar a sua situação física atual e dará recomendamos específicas a você.
    Exercite-se com cuidado!
    Instituto da Trombose.

    Responder

  162. Olá, Andressa,
    Entendemos as suas dúvidas e angustias, pois são naturais e esperadas por quem passou por uma TEP e está se recuperando. O importante é se cuidar e seguir as orientações médicas, portanto automedicação só pode prejudicá-la, sugerimos em primeiro que você pare de tomar qualquer remédio por conta própria. Não temos como afirmar que as dores que você está sentindo são normais, mas você deve observar se elas pioram e rapidamente procurar ajuda médica. Achamos que a posição de você dormir deve ser a mais confortável possível e parece que você já a encontrou.
    Boa recuperação.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  163. Olá Fabiano,
    A sua trombose é recente e você está ainda está se recuperando, portanto achamos que o seu médico está certo em dizer que há chances de soltar pedaços do trombo. Sem desmerecer os artigos que você leu que devem ter sido escritos por profissionais competentes, cada caso é um caso, portanto o que eles disseram deve-se referir a casos específicos que podem não ser o seu caso. Portanto recomendamos que você continue a sua vida social sim, mas evite exercícios de forte impacto como andar de bicicleta em locais com obstáculos, pois estará forçando um membro já fragilizado. Pratique este esporte quando o seu médico lhe der alta e após consultar um educador físico que irá verificar a sua capacidade motora.
    Boa viagem e bom divertimento.
    Instituto da Trombose.

    Responder
  164. Anônimo

    olá, tenho 22 anos e tive uma tvp na perna esquerda há a 3 anos atrás com 19 anos, fiz o tratamento com varfine durante 2anos e meio +/- e em maio de 2015 a minha medica mandou parar de tomar varfine porque tinha feito varios examas e uma doppler e já tinha as veias limpas, passado 7 meses voltou-me a dar outra tvp agora na perna direita e voltei a fazer o tratamento com varfine. A minha duvida é que eu e já estou parado há cerca de 1 mês e já nao sinto dores na perna, posso voltar a fazer crossfit ou é um desporto que deva evitar?

    Responder

  165. Além disso, com o Marevan o sangue tende a coagular menos e o risco de uma pequena lesão se tornar algo mais grave aumenta. Quando eu tomava marevan as vezes meu nariz sangrava do nada. Tinha que colocar papel contendo o sangue e esperando estancar. Evitava até ir no kart, com medo de alguma pancadinha gerar alguma hemorragia interna.

    Responder
  166. Anônimo

    passado os 2anos e meio da primeira tvp fiz uns exames específicos ao sangue e fiz uma doppler ás duas pernas e a medica disse que já tinha tudo normal, já podia parar o varfine e fazer a minha vida normal, depois é que me deu a segunda tvp, mas sabe se posso voltar a fazer actividade fisica normal como correr fazer ginásio ou jogar futebol

    Responder
  167. Anônimo

    Olá,tive TVP na perna direita a um ano,trancou 6 veias importantes desde o tornozelo até pra cima da virilha.Fiquei internada por 3 dias depois fiquei mais dois meses só deitada de perna pra cima,fazendo o uso do xarelto o qual me adaptei muito bem porem,no periodo menstrual aumentou muito o fluxo chegando a dar hemorragia,após uns seis meses tomando que foi diminuindo o
    fluxo,junto eu tomei diosmim e meia elastica 7/8.A tres meses meu medico orientou parar com o xarelto e continuar com o diosmim e a meia elastica.Confesso ter ficado bem insegura mas,resolvi confiar.Hoje estou muito bem minha perna incha bastante quando exajero um pouco,não fui orientada a fazer exercicios mas,moro em um triplex subo e desço escadas o dia todo sem sentir dor alguma.A única coisa que me incomoda é que se eu tirar a meia por alguns intantes a perna incha demais e fica escura,sou totalmente dependente da meia visto ante de lavantar da cama pela manhã e só tiro na hora do banho antes de dormir.Fiz ecodopler a poucos meses e o resultado foi que na coxa tem recanalização total das veias,na parete inferior da perna a recanalização é parcial e pra cima da virilha n~ão ouve recanalização,mesmo assim meu médico suspendeu o xarelto,penso que se eu continuasse tomando teria maiores chances de recanalização ou estou enganada?Só pra esclarecer eu nunca fumei,não bebo,não estava fora de peso,sempre fiz exercio físico regularmente,a suposta causa da minha trombose foi o medicamento gestinol 28 receitado pelo ginecologista por causa de um mioma fora do útero.Não bastasse tudo isso na mesma época fui diagnosticada alergica a gluten,lactose,frutas citricas,ovos,carne de gado e uma infinidade de alimentos,perdi 16 kilos de la pra cá e me sinto muito insegura com tanta novidade.Meu maior medo é embolia já que no meu caso trancou veias tão próximas do coração, e pulmão.Aguardo resposta Grata Silvana

    Responder

  168. Olá!
    Apesar de você não sentir dores o que é um ótimo sinal, a sua trombose é recente e você tem os dois membros inferiores, com a circulação prejudicada. Entendemos a sua necessidade de praticar exercícios físicos, mas o crossfit é uma atividade física de alto impacto que exige tanto dos seus músculos dos braços com da sua parte cardiovascular, o que não achamos recomendável neste momento, portanto desaconselhamos a prática desta atividade. No entanto, você poderá praticar caminhadas de baixo impacto e natação desde que o seu médico e o seu educador físico assim autorizassem.
    Cuide-se.
    Instituto da Trombose.

    Responder
  169. Julliano brito

    Boa noite! Parabéns pela iniciativa de esclarecer e ajudar. Fui diagnosticado com trombose na parte superior da perna direita no dia 08.01.2016, porém não sinto dor e nem inchaço. o inchaço somente aconteceu no dia que descobri, iniciei tratamento com Xarelto por 6 meses e uso meias 30/40 de média compressão. Como deve ser a alimentação e o que já posso fazer de atividade física? Agradeço.

    Responder

  170. Olá Juliano,
    Agradecemos o elogio, esta é a nossa missão. Você está se cuidando bem e isto é muito importante neste momento. Nesta fase em que você ainda está se recuperando da doença, seria recomendável a prática de atividades físicas de baixo impacto tal como caminhada e natação. No entanto é fundamental a orientação de um educador físico que irá analisar a sua condição e orientá-lo qual o melhor exercício. A alimentação levando também em conta o verão deve ser leve e com hidratação. Consulte mais posts do nosso blog onde há varias matérias sobre alimentos que ajudam na circulação.
    Pratique exercícios com cuidados.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  171. Olá Silvana,
    Entendemos o seu temor quanto a embolia, mas nos parece que você é uma pessoa cuidados com a sua saúde e atenta a todos os seus sintomas, portanto o importante é você sempre que notar algo de diferente em seu corpo principalmente na parte circulação, procurar ajuda médica imediatamente. Quanto as meias elásticas, sabemos que é difícil se acostumar ao uso delas em qualquer época do ano, mas elas são importantes aliadas na prevenção da doença, portanto continue investindo no uso delas. O xarelto é um remédio novo e potente, portanto confie no seu médico na prescrição dele, pois ele deve ter analisado a fundo o seu caso e não tome este remédio sem prescrição médica. A atividade física é fundamental para o portador de TVP é deve ser feita sob a orientação de um educador físico, subir e descer escadas talvez não seja um exercício físico recomendável a você.
    Cuide-se.
    Instituto da Trombose.

    Responder
  172. Anônimo

    Minha mãe teve duas tromboflebite na mesma perna faz uns 8 meses para mais,toma daflon 500 agora ela terá uma cirurgia da visicula, corre algum risco?? Ela tem 65 anos

    Responder

  173. Olá!!
    Não temos como afirmar que sua mãe corre risco cirúrgico, mas temos certeza que a equipe médica que a está cuidando terá em conta o fato de ela ter tido uma trombose recente e ter mais de 60 anos.
    Boa sorte para sua mãe.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  174. Olá!
    O álcool interfere na ação da varfine, portanto não recomendamos a sua ingestão durante o tratamento com este anticoagulante.
    Cuide-se.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  175. Bom dia!
    Fui diagnosticado com tvp ha duas semanas devido a dois dedos quebrados no pe esquerda. Tenho sensação de câimbras e muita dificuldade de me levantar da cama. Estou sendo tratado com xarelto uma vez ao dia e darflon de 500 mg dois comprimidos ao dia. Gostaria de saber se esta dificuldade em me levantar e câimbras são sintomas normais?

    Responder

  176. Olá Anonimo,
    Como sua trombose é recente, espera-se que seu corpo debilitado tenha alguma dificuldade tal como levantar-se. Quanto as câimbras não sabemos dizer se isso é normal. No entanto, estes sintomas também podem ser um alerta de que algo não vai bem, portanto recomendamos que você procure o seu médico o mais rapidamente possível para ele o avaliar.
    Boa recuperação.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  177. Obrigado, estou bem melhor agora, mas ainda cheio de dúvidas. Passados 2 meses ainda sinto a perna inchada, não muito mas ainda alterada em relação a outra perna. Isso é normal durante o tratamento? Ainda não iniciei nenhuma atividade física com medo de piorar. Meu médico não fala nada com nada e já marquei com outro angiologista pro dia 25. Eu posso fazer caminhada leve? E qual a reação no momento e depois da caminhada?

    Responder

  178. Boa noite como mencionei em outro post, estou com tvp a 2 meses. Meu trabalho exige que eu faça viagens de 500km de 2 a 3 vezes por mês. Quais as dicas para dirigir uma distância assim? Meu carro é automático e a tvp he na perna esquerda.

    Responder

  179. Bom dia!
    Fui diagnosticada com trombose cerebral e gostaria de saber qual alimentação recomendada e quais os exercícios que posso fazer já que sou obesa.

    Responder

  180. Olá Ricardo,
    Você ainda está convalescendo da doença, portanto a principio seria normal a perna fragilizada ficar mais inchada do que a normal, no entanto aconselhamos a você a ficar atento se este fato ocorrer frequentemente e se isso ocorrer procure rapidamente o seu médico. Enquanto você não tiver alta médica não deve realizar nenhuma atividade física. Quando você tiver alta seria interessante atividades físicas de baixo impacto como caminhada e natação. Consulte também um educador físico para melhor orientá-lo.
    Cuide-se e pratique atividade física com cuidados.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  181. Olá Manu,
    Você ainda está em tratamento e não deve esforça-se fazendo qualquer exercício. Quando tiver alta e o seu médico permitir a prática de exercícios fisicos, seria interessante a caminhada leve. Também recomendamos a visita ao educador físico. Quanto à alimentação ela deve ser leve e balanceada, há várias matérias aqui em nosso blog sobre o assunto. Não tenha pressa de emagrecer, em primeiro lugar cure-se da trombose cerebral que é o mais importante no momento.
    Boa recuperação.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  182. Olá meu nome é Talita, descobri a um mês atrás que estava com um teratoma no ovário, precisei fazer uma cirurgia e emergência, após 10 dias da cirurgia senti uma dor muito forte do lado direito da barriga, fui correndo para o hospital e chegando la descobri que estava com TEP (trombose pulmonar), fui para UTI, graças a Deus fiquei apenas três dia la e depois fui para o quarto, ontem eu tive alta porém hoje estou sentindo uma dor na perna direita, os médicos disseram que é normal, porém estou bastante preocupada ! Será que alguém ja passou por algo parecido ?

    Responder

  183. Olá Ricardo,
    Você ainda está convalescendo da doença, portanto a principio seria normal a perna fragilizada ficar mais inchada do que a normal, no entanto aconselhamos a você a ficar atento se este fato ocorrer frequentemente e se isso ocorrer procure rapidamente o seu médico. Enquanto você não tiver alta médica não deve realizar nenhuma atividade física. Quando você tiver alta seria interessante atividades físicas de baixo impacto como caminhada e natação. Consulte também um educador físico para melhor orientá-lo.
    Cuide-se e pratique atividade física com cuidados.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  184. Olá Ana Luiza,
    Desconhecemos este efeito do xarelto. Gostaríamos que assim que vocÊ tivesse a confirmação da relação entre o medicamento e sua falta de apetite, nos informasse. Agradecemos a colaboração.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  185. Bom dia,
    Fui diagnosticada com tvp no dia 29/01. No hospital fui medicada com clexane e desde então estou tomando xarelto e perivasc. Como tive que interromper o anticoncepcional, menstruei. Percebo que minha menstruação está alterada: o fluxo está maior e já faz 7 dias (normalmente minha menstruação dura de 4 a 5 dias) e não para. É normal a menstruação ficar alterada com o uso de anticoagulante?

    Responder
  186. Anônimo

    boa tarde, tomo anticoagulante varfine já a algum tempo por causa de uma tvp na perna, já pratico desporto normalmente mas vi alguns comentários na Internet que quem toma anticoagulante não deve levantar muito peso isso é verdade? eu no ginasio faço sempre algumas exercícios com cargas pesadas posso continuar ou é perigoso?

    Responder

  187. Olá!!
    Realmente os comentários da internet tem procedência, pois a fragilidade do membro acometido de trombose leva a circulação no mesmo ficar prejudicada o fragilizando. Portanto não recomendamos que você faça nenhum exercício com carga pesada e procure um educador físico para orientação.
    Cuide-se.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  188. Boa noite!
    Tive uma tromboflebite na perna direita a 1 ano, e nos meus últimos enxames foi diagnósticado que não tenho mas nenhum vestígio de trombose. Só que até hoje meu tornozelo ainda incha mesmo eu não sentindo dor alguma. Gostaria de saber porque o meu tornozelo ainda incha e se já posso voltar a práticar acadêmia novamente?

    Responder
  189. Anônimo

    Fui diagnosticada com trombose no dia 22/01 comecei tomando Xareldo 15mg 12/12 e agora já estou tomando de 20 mg uma vez ao dia. Tive um problema dentario e a dentista recomendou o uso de Biprofenid de 150 mg de 12/12 horas. Existe algum risco em tomar essa medicação tomando Xarelto?

    Responder
  190. lena

    olá descobri pouco tempo que tenho troboflebite gostaria de saber se posso fazer caminhadas

    Responder

  191. Olá gostaria de saber a respeito de caminhada na esteira usando meia elástica, será q faz mal? Pq tenho q trabalhar o dia todo e preciso caminhar para perder peso…mas so tenho tempo antes de ir trabalhar.

    Responder

  192. Olá Mychelle,
    A princípio não vemos nenhum motivo para não usar a meia elástica na esteira. No entanto esta atividade física é mais difícil para o portador da trombose, pois exige um ritmo mais pesado de esforço físico do corpo em geral, principalmente nos membros inferiores. Portanto recomendamos a você procurar um educador físico que irá orienta-la qual é atividade física que mais se adéqua a você.
    Cuide-se.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  193. Olá Iena,
    As caminhadas são ótimas atividades físicas para o portador de trombose, no entanto no seu caso é necessário que o seu médico a libere para a prática de atividades físicas em geral. Também seria interessante consultar um educador físico para orienta-la se a caminhada é o melhor exercício físico para você.
    Cuide-se.
    Instituto da Trombose.

    Responder
  194. Anônimo

    Estou tomando Xarelto há 13 dias após uma TVP e também sinto esse efeito de falta de apetite após duas ou três garfadas. ..

    Responder
  195. Anônimo

    Bom dia,

    Fui diagnosticada com Trombose pos lipoaspiração há um mês. Estou em uso de xarelto, posso fazer drenagem linfatica ou qualquer outro tratamento estetico? No aguardo desde já agradeço.

    Responder

  196. Olá!Desconhecemos esse efeito do anticoagulante Xarelto. Em caso de se consultar com um médico e ele confirmar que este efeito é por causa do medicamento, pedimos nos relatar.
    Cuide-se.

    Responder

  197. Olá!Há várias causas para as suas panturrilhas doerem, uma delas pode ser de origem circulatória. Recomendamos a você procurar um médico de sua confiança e relatar estes sintomas a ele, que irá definir a real causa das dores.
    Boa sorte.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  198. Olá!
    A sua trombose é recente e portanto toda a sua parte circulatória está fragilizada, não recomendamos no momento nenhum tratamento estético e nem a drenagem linfática. Tenha sempre em mente que qualquer tratamento estético bem como a drenagem linfática deve ser realizado por profissionais qualificados. Somente com a autorização de seu médico faça qualquer desses procedimentos.
    Boa recuperação.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  199. Bom Dia ! Minha mae foi diagnosticada TVP ,e foi encontrado um coagulo na zona iliaca na veia Femoral confirmado pelo exame Doppler, logo depois de uma cirurgia bi maleolar , está fazendo tratamento com Xarelto duas vezes ao dia , indo para a segunda semana . Só que ela reclama de dores na panturrilha da perna e na ponta do pé e começa inchar se fica sentada com as pernas para baixo . O medo dela é de que se tem perigo de amputar a perna . Porque até entao o maior medo era da embolia , mas fizeram um Raio X do pulmao e nao diagnosticaram nada . Com este tratamento pode parecer outro coagulo na perna ? o Tratamento é fraco ? Será a necessidade de associar outro anticoagulante ?

    Responder

  200. Boa noite!
    Tive uma tromboflebite na perna direita a 1 ano, e nos meus últimos enxames foi diagnósticado que não tenho mas nenhum vestígio de trombose. Só que até hoje meu tornozelo ainda incha mesmo eu não sentindo dor alguma. Gostaria de saber se posso voltar a práticar acadêmia novamente?

    Responder

  201. Ola! Meu nome é Fabiana tenho 42 anos, no mês de dezembro tive uma trombofeblite,e meu tratamento foi com 08 injeções de VERSA ,DAFLON,CLORIDRATO DE CLINDAMICINA,E UMA CAIXA DE XARELTO 15 Mg.Agora em março estou com tromboflebite novamente ,e com doppler acusou que estou tvp na veia poplítea,so que na perna esquerda,bom o medico entrou com XARELTO 20mg.Será que é o suficiente tendo em vista que vou fazer a cirurgia bariátrica? Por favor me responda pois estou com muitas dúvidas. Desde já agradeço.

    Responder

  202. Boa tarde! Tive tromboembolia pulmonar aguda, estou fazendo o tratamento com xarelto 20 mg. Posso praticar jiu jitsu?

    Responder

  203. Olá!!
    Não recomendamos a você praticar jiu jitsu neste momento, pois é uma arte marcial japonesa que requer força e agilidade do corpo e no momento o seu corpo se encontra fragilizado por ter sido acometido por uma doença grave. Recomendamos que você somente pratique exercícios físicos após alta médica e com a orientação de um educador físico.
    Boa recuperação.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  204. Olá Fabiana,
    Não temos como afirmar que o tratamento com Xarelto é suficiente para fazer uma cirurgia bariátrica. O que podemos dizer é que o Xarelto é um potente anti coagulante e que o seu médico achou por bem prescreve-lo a você. Sugerimos que, procure o médico que realizaria a sua cirurgia e conte a sua situação atual, pois acreditamos que ele como um profissional sério e competente não irá operá-la sem a sua total recuperação da trombose.
    Boa sorte.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  205. Olá Anonimo,
    Entendemos que o tratamento que está sendo dado a sua mãe foi analisado cuidadosamente pelo médico dela, no entanto é normal a sua insegurança quanto a efetividade do mesmo. Não há como afirmar se aparecerá ou não outro coagulo durante o tratamento . O xarelto é um anticoagulante novo e poderoso portanto não acreditamos que seja necessário outro anticoagulante combinado. Achamos importante vocês relataram para o medico os sintomas da sua mãe, para ele poder recomendar algum tratamento.
    Boa recuperação.
    Instituto da Trombose.

    Responder

  206. Olá! Há 2 semanas diagnosticado com tvp. A primeira semana fiquei internada sendo aplicada 2 vezes ao dia de heparina. Minha perna estava inchada e ficou normal. Após sair do hospital não consigo mais ficar de pé a circulação diminui e sinto muita dor. Tem 1 semana que estou tomando xarelto de 20mg 2 vezes ao dia e meia de media compressao e não vejo melhora. Ao toque sinto onde está o trompo e doi ao tocar. Quanto tempo vou conseguir ficar de pé? Eu posso ficar de pé mesmo sentindo dores? Ainda posso ter embolia? O meu médico só disse para não caminhar durante 1 semana. É preciso fazer o repouso absoluto? Alimentos com vitamina k posso ingerir? Obrigada pela atenção.

    Responder

  207. Boa tarde!
    Tive uma tromboflebite na perna direita a 1 ano, e nos meus últimos enxames foi diagnósticado que não tenho mas nenhum vestígio de trombose, e o especialista suspendeu o uso dos medicamentos. Só que até hoje meu tornozelo ainda incha mesmo eu não sentindo dor alguma. Gostaria de saber se posso voltar a práticar acadêmia novamente?

    Responder
  208. Anônimo

    oi boa tarde gostaria de saber se quem esta fazendo tratamento com o medicamento xarelto para tramboze venosa
    pode adquirir alguma bebida alcolica

    Responder

  209. Boa Tarde. Por conta de uma TVP na perna esquerda , arteria femoral zona iliaca , Tomo Xarelto de 15 mg duas vezes ao dia , indo para a Terceira semana e ultima e depois tomar uma de 20 Mg ao dia , recomendaçoes do Vascular . Só que fiz o coagulagrama por conta propria e os resultados deram isso :
    Tempo de sangramento : 1 minuto 0 segundos
    TEMPO DE COAGULAÇAO : 7 minutos 0 segundos
    CONTAGEM DE PLAQUETAS : 365.000 / M3
    RETRAÇAO DO COAGULO : retratil
    TAP : TEMPO : 16,1 segundos
    ATIVIDADE : 54,6 %
    RNI : 1,47
    TTPA : 32,7 SEGUNDOS

    As plaquetas está alto , eu acho . Ouvi dizer que para tratar da TVP é necessário RNI entre 2 a 3 , mas o medico disse que é perda de tempo fazer examos desse tipo , porque o XARELTO tem essa vantagem de nao fazer exames , porque a dosagem é tiro e queda. Queria saber será que é muito arriscado associar junto com Xarelto um AAS para ajudar aumentar um pouco esse RNI , para tratamento da TVP ?

    Responder

  210. Olá Gustavo,

    É muito arriscado associar o Xarelto com o ASS, pois o Xarelto já é um potente anticoagulante para afinar o sangue e o ASS tem esta mesma finalidade o que pode potencializar a reação no seu corpo. Recomendamos a você somente tomar medicamentos sob orientação médica, para o seu próprio bem.

    Instituto da Trombose.

    Responder

  211. Olá! Não recomendamos ingerir bebida alcoólica para pessoas que usam o Xarelto. O Xarelto é um anticoagulante poderoso que pode ter sua eficácia diminuída na presença do álcool.

    Cuide-se.

    Instituto da Trombose.

    Responder
  212. Danielle

    Posso fazer aulas de hidroginastica? tive trombose faz 50 dias?
    tomo xarelto e tive alivio dos sintomas já, o medico me liberou pra caminhada leve, hidroginastica se enquadra?

    Responder
    1. Instituto da Trombose

      Olá Danielle,
      A sua trombose é recente, portanto não achamos recomendável você fazer uma atividade física como a hidroginástica que irá exigir força muscular de você. O que o seu medico liberou é o ideal para você neste momento uma atividade física de baixo impacto como a caminhada leve. Vá com calma neste momento com exercícios físicos que exigem muito do seu corpo.
      Boa sorte,

      Sobre Trombose.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *