EFEITO DA ATIVIDADE FÍSICA APÓS A TROMBOSE VENOSA PROFUNDA RECENTE: UM ESTUDO DE COORTE.

Tempo de leitura: 3 minutos

OBJETIVO:

Para determinar se a atividade física aumentada 1 mês após a trombose venosa profunda (TVP), levou à piora dos sintomas e sinais venoso na 3 meses.

MÉTODOS:

Em um estudo multicêntrico de coorte prospectivo de pacientes com TVP aguda, foram utilizados questionários validados no início, 1 mês e 4 meses após a TVP para cada exposição, utilizando o Questionário Godin para medir a atividade física, o veines-QOL para medir a doença gravidade, e a síndrome pós-trombótica (PTS) escala para medir os sinais e sintomas geralmente atribuída a sequela de trombose venosa profunda.

RESULTADOS:

Dos 301 pacientes acompanhados por quatro meses, 25% eram inativos e 25% eram apenas levemente ativos antes da TVP. Na análise univariada, a atividade física em um mês não foi associada com uma mudança na pontuação da PTS entre 1 mês e 4 meses (P = 0,42). Após o ajuste para potenciais variáveis de confundimento da idade, sexo, pré-DVT atividade física e gravidade da doença em um mês, os resultados sugerem que níveis mais altos de atividade física em um mês pode ser protetora contra a piora da PTS pontuação ao longo dos três meses subsequentes. Em comparação com aqueles que estavam inativos em um mês, o OR ajustado foi de 0,93 (95% CI.: 0,47, 1,87) para a ligeira a moderadamente pessoas activas, e 0,52 (95% CI.: 0,24, 1,15) para as pessoas altamente ativa. Entre os pacientes que estavam ativos pré-TVP (N = 220), 55,5% tinham voltado a seus níveis anteriores de atividade física ou superior a 4 meses.

CONCLUSÕES:

Para a maioria das pessoas o exercício, a um mês pós-TVP não parece agravar os sintomas e sinais venoso durante o subsequente 3 meses, e mais de 50% retomar seu nível habitual de atividade dentro de quatro meses.

FONTE: Shrier I , Kahn SR  Medicine and science in sports and exercise

Sobre Instituto da Trombose

O Blog “Sobre Trombose” é um canal interativo que visa esclarecer dúvidas sobre o que é a trombose suas consequências, sequelas e quaisquer outros esclarecimentos que forem pedidos a nossa equipe sobre trombose! Aguardamos seus comentários em nossos posts! E não deixe de curtir nossa página no Facebook para manter-se atualizado!

2 Comentários

  1. silvana barbosa de andrade rodrigues

    nao entendi o resultado dessa materia . devo ou nao fazer caminhas e algus exercicios para os membros inferiores e superiores depois de 2 meses de tratamento com pradaxa .

    Responder
    1. Instituto da Trombose

      Olá Silvana,
      A matéria concluiu que não houve um agravamento da situação das pessoas que tiverem trombose, com a pratica de exercícios e inclusive que poderiam voltar as suas atividades normais dentro de 4 meses, mas ressaltamos que cada pessoa tem um corpo que reage de maneira diferente. Portanto recomendamos a você antes da pratica de qualquer exercício procure o seu medico e também um educador físico e/ou fisioterapeuta, para orienta-la nesta pratica de atividade física.
      Boa sorte.

      Sobre Trombose.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *