5 principais causas da infecção urinária

Tempo de leitura: 2 minutos

A infecção urinária normalmente é causada pelo desenvolvimento da bactéria E. coli no trato urinário.

Este tipo de bactéria existe naturalmente no intestino de todas as pessoas, no entanto, alguns fatores simples como fazer a higiene íntima incorretamente ou não beber água durante o dia, por exemplo, facilitam que essa bactéria chegue no trato urinário, causando a infecção.

Muitas vezes esta infecção passa despercebida e o corpo consegue combatê-la naturalmente, mas quando surgem sintomas de dor ou ardor ao urinar, por exemplo, é necessário procurar o médico e iniciar o tratamento adequado.

Principais causas da infecção urinária

  1. Segurar o xixi por muito tempo

Além de permitir eliminar o excesso de líquidos e toxinas do corpo, a urina ajuda a limpar as paredes da uretra, eliminando bactérias que podem estar subindo até a bexiga. Por isso, segurar o xixi impede que esse processo de limpeza natural aconteça, facilitando o desenvolvimento de bactérias.

Além disso, quando se acumula muita urina, a bexiga fica mais dilatada e não consegue contrair completamente quando finalmente se utiliza o banheiro. Quando isso acontece, um pouco de urina pode ficar ainda dentro da bexiga, aumentando o risco de crescimento de bactérias e infecção.

  1. Fazer a higiene íntima incorretamente

Um dos locais que possui mais bactérias capazes de causar uma infecção urinária é o intestino, por isso, para limpar a região íntima deve-se sempre passar o papel higiênico da frente para trás, evitando trazer bactérias que estejam na região do bumbum, especialmente após utilizar o banheiro.

  1. Beber pouca água durante o dia

Da mesma forma que segurar o xixi por muito tempo pode facilitar o desenvolvimento de bactérias na uretra e bexiga, beber pouca água, durante o dia, também pode ter o mesmo efeito. Isso acontece porque o corpo deixa de produzir urina suficiente para se utilizar o banheiro várias vezes durante o dia, permitindo que bactérias, que seriam eliminadas pela urina, continuem subindo até à bexiga.

4. Utilizar absorventes por muito tempo

Os absorventes internos, assim como os protetores de calcinha, são uma ótima forma de manter a higiente durante o período menstrual. No entanto, quando ficam sujos facilitam o desenvolvimento de bactérias que podem chegar até ao sistema urinário, provocando a infecção urinária.

5. Ter pedras nos rins

Pessoas com pedras nos rins, normalmente, apresentam crises de infecção urinária frequentes, pois a presença das pedras pode fazer com que as vias urinárias fiquem mais entupidas e, por isso, a urina não pode ser completamente eliminada. Quando isso acontece, as bactérias que podem estar crescendo na urina, dentro da bexiga, têm mais tempo para se desenvolver e causar uma infecção.

Fonte: https://www.tuasaude.com

Sobre Instituto da Trombose

O Blog “Sobre Trombose” é um canal interativo que visa esclarecer dúvidas sobre o que é a trombose suas consequências, sequelas e quaisquer outros esclarecimentos que forem pedidos a nossa equipe sobre trombose! Aguardamos seus comentários em nossos posts! E não deixe de curtir nossa página no Facebook para manter-se atualizado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *