relação entre Exercícios Físicos e a Memória

2 minutos A relação entre os exercícios físicos e a memória ainda não está bem definida. Todavia, muitas pesquisas sugerem que pessoas mais ativas apresentam melhor capacidade cognitiva. Ao falarmos de exercícios físicos, sempre nos lembramos dos benefícios à saúde, tais como diminuição dos riscos de problemas cardíacos e melhora no condicionamento físico. Entretanto, estudos recentes têm demonstrado também o benefício dessas atividades no que diz respeito às funções cognitivas. Segundo alguns estudos, os exercícios físicos melhoram a função cerebral, além de protegê-la. Por essa razão, os Continue

Obesidade e Acumulo de Gordura na Cintura

4 minutos Artigo do dr. Drauzio sobre obesidade e o acúmulo de gordura na cintura. Por seis milhões de anos, a humanidade passou fome. No tempo das cavernas, nossos antepassados disputavam carcaças de animais com urubus e hienas. Moldado na penúria, nosso cérebro desenvolveu redes de neurônios que estimulam a fome e fecham os olhos para a saciedade até passarmos mal de tanto comer. Essencial para a sobrevivência da espécie, esse mecanismo chegou intacto até nós. Então, veio a segunda metade do século 20, Continue

Check-up: comece o ano com saúde

3 minutos Ajustar a dieta e fugir do sedentarismo são iniciativas comuns nessa época, como resultado das muitas resoluções de fim de ano. Mas, antes, vale aproveitar que muita gente está em férias e, a cidade, tranquila, para fazer um check-up e começar 2017 com o “pé direito”. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 70% das mortes no país são ocasionadas por doenças crônicas não transmissíveis como câncer, hipertensão, diabetes. A adoção de hábitos saudáveis ajuda a controlar esses casos, bem como obesidade, doenças Continue

EXISTEM 3 TIPOS DE DESIDRATAÇÃO

3 minutos Você certamente já passou por alguma situação em que teve muita vontade de beber um copo de água. Pois saiba que neste momento o seu corpo já estava sinalizando o primeiro, e mais claro, sinal da desidratação – condição fisiológica que pode ser explicada pela pouca ingestão e a falta de reposição desse líquido tão valioso, mas, por vezes, tão ignorado e esquecido por nós. O problema acomete mais crianças e idosos, porém muitos adultos também sofrem com a desidratação. Em circunstâncias normais, eles Continue

Saiba mais sobre o pilates solo, que ativa diversos grupos musculares e integra corpo e mente

2 minutos Quando se pensa em pilates, a primeira imagem que vem à mente é a de um studio cheio de equipamentos, porém não era assim quando foi criado por Joseph Pilates. No início ele era realizado no solo (o pilates solo), como explica Gabriele Siqueira, personal trainer e professora de pilates em uma academia da capital paulista. O pilates solo, conhecido também como mat pilates, utiliza o tapete (mat), alguns acessórios como rolo e bola e o próprio peso do corpo “exigindo mais força e Continue

Respirar de forma consciente diminui ansiedade e aumenta tempo de vida

4 minutos Apesar de o ato de respirar poder ser controlado, no dia a dia estamos treinados para colocar atenção no que estamos fazendo e deixar o corpo assumir o controle de inspirar e expirar, deixando de respirar de forma consciente. Esse processo ocorre por meio do sistema nervoso autônomo, que se divide em dois segmentos: simpático e parassimpático. Ambas estruturas ajudam no controle da frequência cardíaca e pressão sanguínea, enquanto o segundo também controla os sentimentos de excitação e raiva. “Quando você entra Continue

MEIAS DE COMPRESSÃO DEVEM SER UTILIZADAS SOMENTE COM INDICAÇÃO

2 minutos As meias de compressão são indicadas geralmente para gestantes e indivíduos com doença venosa crônica, principalmente para melhorar a circulação e prevenir ou atenuar o surgimento de varizes. Entretanto, é muito importante consultar um médico especialista antes de sair comprando qualquer meia, pois existem no mercado diversos tipos com os mais diferentes graus de compressão. Para que servem as meias de compressão? Antes de começar a explicar, é preciso entender o funcionamento da circulação. O coração bombeia sangue para os órgãos e Continue

Hidratação: Relacao fundamental entre a agua e o corpo humano

2 minutos Cerca de 60% da composição corporal humana é feita de água. Em nossos músculos, esse índice sobe para 75%. Presente em todas as reações químicas que ocorrem em nosso organismo, ela dá forma e compõe a estrutura das células. Regula a temperatura corporal e auxilia no transporte de oxigênio e nutrientes. A hidratação é de extrema importância para todos os seres humanos, independente da faixa etária, sexo e biótipo físico. Perigos da desidratação A desidratação é classificada com a perda dinâmica de água Continue

menos de 1 minuto Estudo mostra que obesos que se tornaram moderadamente ativos, ou seja, que passaram a realizar 30 minutos de atividade física de três a cinco vezes por semana, apresentaram queda de 16% a 30% na taxa de mortalidade. Publicado em 03/03/2015. Revisado em 06/07/2017. Fonte: https://drauziovarella.com.br/videos/atividade-fisica-e-mortalidade/

A corrida e o descanso saiba equilibrar

2 minutos Acredite: não são os treinos pesados os mais importantes no programa de treinamento de corrida, e sim os 2 ou 3 treinos leves. Os trabalhos leves são de importância altíssima porque permitem que o organismo se recupere dos treinos fortes e se adapte ao treinamento duro feito nos outros dias da semana. Sem os dias leves, ou o dia de descanso entre os treinos fortes, o treinamento terá resultados sub-utilizados em vez de torná-lo mais forte. Muitos acreditam que devem treinar muito Continue